29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
17/03/2021

Luz cinérea: como ver a parte escura da lua crescente esse ano?

Foto: Reprodução

Quando apenas uma pequena parte da lua está na posição correta para refletir a luz do Sol de volta para a Terra

Duas semanas antes da lua cheia (ou lua rosa) de abril, no dia 27, os observadores do céu terão outra razão para olhar para o satélite do nosso planeta.

 

Os dias anteriores e posteriores à lua nova em 12 de abril de 2021 são ótimos momentos para observar a luz cinérea, que acontece quando a parte escura da lua crescente se torna visível.

 

Veja também

 

Objetos voadores são vistos em diversos pontos do Pará. VEJA VÍDEO

 

Cientistas visualizam o nascimento de um buraco negro em tempo real

 

O que é a luz cinérea?

 

(Kazushi Inagaki/Reprodução)

Foto: Reprodução


Quando apenas uma pequena parte da lua está na posição correta para refletir a luz do Sol de volta para a Terra, ela se assemelha a uma forma crescente. O disco cheio da lua ainda está lá, mas como a maior parte dele não está iluminado, geralmente é difícil de ver.

 

A luz cinérea é a melhor oportunidade para enxergar essa parte não iluminada da lua. Quando isso ocorre, o brilho da luz do sol refletindo na Terra é forte o suficiente para atingir a lua. A luz cinérea não ilumina totalmente a lua como a luz solar direta faz em uma lua cheia, por exemplo, mas preenche o disco cinza escuro ao redor do crescente brilhante.

 

Quando será possível ver a luz cinérea?


A luz cinérea ocorre em vários graus ao longo do ano, mas a melhor época para vê-la é em abril e maio. Nos dias próximos à lua nova, entre 12 de abril e 12 de maio, a superfície apagada do satélite parecerá especialmente destacada. Para observar o evento, é indicado procurá-lo perto do período de crepúsculo. Embora um telescópio ou binóculo mostre a superfície escura do corpo celestial com mais detalhes, você também pode observá-la a olho nu.

 

Além disso, o acontecimento não é um fenômeno exclusivo do satélite terrestre, tendo sido observado em luas de outros planetas do Sistema Solar, como Jápeto, satélite natural de Saturno.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Leonardo da Vinci realizou observações deste fenômeno por volta do ano 1500 e o registrou no Codex Leicester. Atualmente, cientistas utilizam a luz cinérea para estudar o clima terrestre, pois a quantidade de luz refletida pela Terra na lua varia de acordo com a cobertura da superfície do planeta por nuvens.

 

Fonte: Megacurioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.