29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
05/06/2019

Médica diz quando estamos mais ou menos pesadas de acordo com o ciclo menstrual

Foto: Reprodução

Conhecer o próprio corpo e as flutuações a que ele está sujeito ao longo do período melhora sua relação com seu peso

O que você já suspeitava ao subir diariamente na balança é confirmada cientificamente: seu peso pode sim oscilar de acordo com seu ciclo menstrual. Conhecer o próprio corpo e as flutuações a que ele está sujeito ao longo do período melhora sua relação com seu peso, evitando cobranças excessivas e sofrimentos.

 

Como o ciclo menstrual influencia no peso


Em seu perfil no Instagram, a ginecologista Luciana Deister explica que, a cada semana, seu peso poderá oscilar não por causa de acúmulo de gordura, mas sim devido à retenção de água e sódio, que é uma consequência natural das alterações hormonais do período menstrual.

 

Veja também 

Excesso de vitamina B eleva risco de fraturas no quadril em mulheres



Tendo como parâmetro um ciclo menstrual de 28 dias, que é o mais comum, a médica aponta um padrão na retenção de água que irá afetar diretamente o seu peso e sua percepção corporal.


Nas primeira e terceira semanas da menstruação, a mulher pode se sentir mais leve, já que a retenção de líquido é menor. Por outro lado, os números da balança podem subir nas segunda e quarta semanas do ciclo, períodos em que ocorre maior retenção hídrica.

 

 

É por isso, segundo a profissional, que se pesar todos os dias e se basear apenas nessa medida é algo inútil. A balança comum, por exemplo, não difere o que é água, o que é músculo, o que é gordura, ossos, etc.

 

A ginecologista afirma que o ideal é não se importar demais com a balança e procurar acompanhar seu desempenho pela sua composição corporal por medidas, dobras cutâneas, bioimpedância, fotos e roupas, por exemplo.

 

Fotos: Reprodução

 

Por fim, a médica diz que é importante conhecer o seu corpo e aprender a respeitar sua natureza.

 

Tenha consistência no seu estilo de vida e busque sempre acompanhamento de profissionais que te expliquem, te motivem e não exijam de você mais do que seu corpo e sua mente podem oferecer.

 

 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

???? Sei que lidar com o peso corporal é um desafio para muitas mulheres, se tornando até mesmo uma barreira psicológica e emocional. Mas talvez conhecer seu próprio corpo e as flutuações a que ele está sujeito ao longo do ciclo menstrual e influências hormonais possa te ajudar a lidar melhor com essa questão sem se cobrar nem se maltratar mais ???????????? ? ???? A questão é que a cada semana, seu peso poderá (e muito provavelmente irá) oscilar devido à retenção de água - uma consequência natural da oscilação hormonal e da individualidade na retenção de sódio. ? ???? É por isso que se pesar todos os dias e se basear apenas nisso é inútil! Isso sem falar que a balança comum não difere o que é água, o que é músculo, o que é gordura, ossos, e por aí vai. ? ?? Tendo como parâmetro um ciclo menstrual de 28 dias, que é o mais comum, podemos encontrar um padrão na retenção de água que irá afetar diretamente o seu peso e sua percepção corporal: ? ???? Semana 1 (menstruação): menor retenção ???? Semana 2: maior retenção ???? Semana 3: menor retenção ???? Semana 4 (TPM): maior retenção ? ???? Por isso, pare de pirar na balança e acompanhe seu desempenho pela sua composição corporal por medidas, dobras cutâneas e bioimpedância, fotos, roupas... E acima de tudo, aprenda a conhecer o seu corpo e a RESPEITAR a sua natureza porque ela é perfeita do jeitinho que fomos feitas, por mais que nos digam o contrário. Tenha consistência no seu estilo de vida e esteja sempre acompanhada por profissionais que te expliquem, te motivem e não exijam de você mais do que seu corpo e sua mente podem oferecer ???? ? #ginecologiaintegrativa #ginecologia #gineco #emagrecimento #emagrecer #emagrecendo #menstruação #ciclomenstrual #treino #treinododia #diudeprata #diudecobre #tpm #ovarios

Uma publicação compartilhada por Luciana Deister (@dra.lucianadeister) em

 

Vix.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.