29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
24/08/2021

Mais de 70 famílias já se mudaram para a etapa B do Manauara com apoio da prefeitura

Foto: João Viana / Semcom

Com a coluna cervical fraturada em duas vértebras, após ser baleado durante um assalto, Diego Corrêa Guimarães, 37, dará início a uma nova fase de sua vida, com a família, ao se mudar para a etapa B, do residencial multifamiliar Cidadão Manauara 2, no bairro Santa Etelvina, zona Norte, programa habitacional da Prefeitura de Manaus, que integra o programa federal "Casa Verde e Amarela", do Ministério do Desenvolvimento Regional. Até o fim da tarde desta terça-feira, 24/8, 78 novos moradores da etapa B, haviam concluído suas mudanças para o novo lar.

 

Após um tiro no pescoço, que quase tira a vida de Diego e o deixou tetraplégico, ele realiza agora um sonho, como conta a esposa Daniele dos Santos Lacerda, 34.

 

“Sempre moramos de aluguel ou de favor. A gente vendia livros, cosméticos, perfumes. Ele estava na frente de casa quando foi assaltado e levaram tudo. Mandaram ele correr e ele levou um tiro, eu estava grávida”, lembra Daniele. O bebê hoje tem 2 anos e o casal tem mais três filhos, de 17 anos, 11 anos e um de 6 anos, e a esposa não tem como trabalhar, se dedicando aos cuidados com o marido tetraplégico.

 

Veja também

 

Prefeitura de Manaus se reúne com comando militar para discutir obra de ciclovia

 

Governo do Amazonas inicia processo de modernização dos PACs em Manaus

 

Prefeitura, Ministério do Desenvolvimento e Caixa fazem sorteio das 500  unidades do residencial Manauara 2 nesta segunda


Morando atualmente no Colônia Oliveira Machado, zona Sul, Daniele explica que Diego teve graves sequelas após o tiro e vive com limitações, mas que eles nunca perderam a fé. “Deus é muito bom com a gente”, conta ela, enquanto embala a mudança, que deve acontecer nesta quarta-feira, 25, com calma, para não deixar o marido muito nervoso e agitado. Ele ficou esquizofrênico desde o assalto.

“Foi uma imensa felicidade ver nosso nome no sorteio. Fizemos a inscrição em 2018 e nunca perdemos a esperança”, comenta.

 

Força-tarefa

 

As mudanças dos novos mutuários, que vão pagar o apartamento em financiamento com a Caixa Econômica Federal em 10 anos, iniciaram no último domingo,22. Em razão das medidas de distanciamento por causa da pandemia da Covid-19, os beneficiários foram divididos em grupos, dentro do cronograma inicial, que começou no domingo e segue até esta quarta-feira, 25, tendo prazo de até 30 dias para realizar suas mudanças.

Para as famílias que não têm condições de arcar com os custos de transporte de um frete, a prefeitura montou uma força-tarefa, colocando à disposição caminhões para realizar o serviço, com apoio das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e de Limpeza Urbana (Semulsp).

 

‘Casa para Todos’

 

O prefeito David Almeida já lançou o programa "Casa para Todos", cuja meta é a construção de mais de 5 mil unidades habitacionais de interesse social em diversos bairros da capital. "Nós temos essa entrega de 500 casas e a perspectiva é de fazer 5 mil habitações na cidade de Manaus, em parceria com o governo federal", comenta Almeida.

 

Prefeito David Almeida e presidente Bolsonaro inauguram residencial Cidadão  Manauara 2 nesta quarta-feira, 18/8 - Prefeitura Municipal de Manaus

 

O objetivo do programa é a construção de novos conjuntos habitacionais, além da oferta de lotes pequenos e urbanizados. Conforme o prefeito, o projeto prevê a criação de um Núcleo de Apoio Técnico à Moradia, que será responsável por orientar o cadastramento das famílias nos programas habitacionais.

 

Residencial

 

Cada torre do residencial Cidadão Manauara 2 tem cinco andares, sistemas de gás encanado e de água, além de instalações hidrossanitárias.

Os apartamentos são adaptados, atendendo à Norma Brasileira (NBR) nº 9.500, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata da acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos para PcDs, inclusive nas áreas comuns.

 

Prefeitura realiza seleção para etapa B do residencial Manauara 2

Fotos: João Viana / Semcom

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram


Os futuros moradores serão isentos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), como medida da gestão David Almeida, por lei municipal. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.