25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
01/06/2020

Manaus registra mais de 5 mil sepultamentos durante pandemia

Foto: Divulgação

No mês de abril, os cemitérios públicos registraram 2.435 sepultamentos e cremações, enquanto que em maio foram 1.899.

Nos dois meses de agravamento da pandemia de Covid-19 no Amazonas, os cemitérios públicos e privados de Manaus registraram 5.168 sepultamentos e cremações.

 

Foram 2.809 no mês de abril e mais 2.359 em maio. O sistema funerário público gerido pela Prefeitura de Manaus foi responsável por 4.334 desses enterros, o equivalente a 83,8%.

 

No mês de abril, os cemitérios públicos registraram 2.435 sepultamentos e cremações, enquanto que em maio foram 1.899. Apesar da redução de sepultamentos e cremações, os óbitos registrados tendo como causa a Covid-19 tiveram um crescimento de 83,1%, saindo de 190, em abril, para 348 no mês de maio.

 

Veja também 

 

Susam vai assumir administração plena do Hospital Universitário Francisca Mendes

 

Só um em cada três pacientes graves com covid-19 sobrevive

 

“O cenário ainda é preocupante, os números não mostram que a contaminação pelo novo coronavírus está controlada. Por isso, fui contra a reabertura do comércio nesta segunda-feira, porque temo uma segunda onda de casos e, talvez, mais violenta que a primeira”, alertou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

 

“Peço para que todos tenham cautela, usem máscaras e sigam as regras de distanciamento social. Não sou a favor do plano de reabertura proposto pelo governo estadual, mas darei o apoio necessário para que os ciclos de liberação ao funcionamento sejam obedecidos pelos comerciantes”, concluiu.

 

A demanda no sistema funerário público de Manaus segue ainda acima da média do período anterior à pandemia. No mês de maio, a média diária de sepultamentos foi de 61, mais do que o dobro em relação às médias diárias registradas em janeiro (29), fevereiro (27) e março (28) e de todo o ano de 2019 (29). Em abril, com o pico de mortes nos últimos dez dias, foram registrados, em média, 81 sepultamentos por dia.

 

Comparado a maio de 2019, quando ocorreram 860 sepultamentos nos cemitérios públicos de Manaus, o mesmo mês neste ano teve 120% a mais de sepultamentos. O pico de mortes nos cemitérios públicos neste mês de maio foi registrado no feriado do dia 1º (Dia do Trabalhador), quando ocorreram 126 sepultamentos, sendo três cremações.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que administra os cemitérios públicos de Manaus, do total de sepultamentos em maio, 34 foram de óbitos oriundos do interior do Amazonas e 401 de mortes em domicílio. A Semulsp informa, também, que os cemitérios privados registraram 460 sepultamentos no mês, sendo 338 no Cemitério Recanto da Paz, em Iranduba, na região metropolitana de Manaus, e 122 no Parque Tarumã, no bairro Tarumã, zona Oeste.

 

Para o secretário da Semulsp, Paulo Farias, a tendência de queda de sepultamentos em maio não deve ser encarada como um relaxamento na prevenção à Covid-19. “Encerramos maio com uma visível tendência de quedas no número de sepultamentos diários em Manaus e isso é bom. Entretanto, apelamos à população para que mantenha os cuidados, evite contaminação desnecessária, evite o surgimento de novos casos dessa doença que tanta tristeza e tanto transtornos vem trazendo a todos”, disse.

 

Manaus possui dez cemitérios públicos, sendo seis na área urbana e quatro na zona rural. Desses, somente o Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona Oeste, possui capacidade para novas sepulturas. Nos demais, só é possível realizar enterros se a família da pessoa morta já possuir uma sepultura no local.

 

Informe Funerário

 

A Prefeitura de Manaus informa que, neste domingo, 31/5, foi registado um total de 47 mortes nos cemitérios públicos e privados da cidade, sendo dois oriundos do interior do Amazonas. Nos espaços administrados pela Semulsp, foram 32 sepultamentos e uma cremação. Já nos particulares, ocorreram 14 enterros.

 

Foto: Divulgação

 

Do total de sepultamentos e cremações no sistema público, nove foram de óbitos em domicílio e nove utilizaram o serviço SOS Funeral, gerenciado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). Entre as causas de morte, nove pessoas tiveram no atestado a confirmação para Covid-19. Outras quatro pessoas foram registradas como causa desconhecida ou indeterminada e também oito por motivo de síndrome ou insuficiência respiratória ou ainda parada cardiorrespiratória.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.