29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
28/01/2020

Ministério da Saúde monitora caso suspeito de coronavírus e Brasil passa a 'perigo iminente'

Foto: Reprodução

Ministério da Saúde monitora caso suspeito de coronavírus e Brasil passa a

Paciente é uma estudante de 22 anos que passou por Wuhan, na China, foco da epidemia. Ela chegou ao Brasil no dia 24 de janeiro. O diagnóstico deve ser confirmado até sexta-feira. A estudante tem quadro estável de saúde e está em Minas Gerais.

 

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira que investiga um caso suspeito de coronavírus em uma paciente em Minas Gerais. Com a mudança, o país passou do estágio de alerta para o estágio de "perigo iminente", conforme protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS). Se o caso se confirmar, o Brasil passa ao estágio de emergência em Saúde Pública.


A paciente é uma estudante de 22 anos que passou por Wuhan, na China, foco da epidemia. Ela chegou ao Brasil no dia 24 de janeiro. O diagnóstico deve ser confirmado até sexta-feira. A estudante tem quadro estável de saúde.

 

Veja também

 

Jovem morre após ser ferido por animal não identificado em praia


Número de mortes sobe para 47 após chuvas em Minas Gerais

 

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, informou que com a mudança de estágio, a pasta prioriza a Vigilância, monitorando os casos suspeitos vindos da China, e não apenas os da província de Wuhan, como estava sendo feito, e adotou o uso de máscara e demais cuidados no manejo com os pacientes.

 

O ministro Mandetta acrescentou que é possível que, com a mudança de estágio, o número de casos suspeitos pode aumentar, já que a abrangência do monitoramento aumentou de Wuhan para toda a China e de eventuais países que venham a apresentar transmissão sustentada do vírus.

 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que conversou com o presidente da República nesta manhã, que orientou transparência na divulgação dos casos e do trabalho de vigilância, além de preparo da pasta para controlar o vírus.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.   

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Mandetta explicou o estágio de perigo iminente se configura pela existência de um vírus novo, com transmissão sustentada em outro paós, em que as pessoas de movimentam em quantidade grande, com o perigo de que o vírus possa circular em território nacional. "Nós precisamos estar atentos", completou o ministro.
 

O Dia

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.