16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
08/07/2019

Ministro britânico pedirá desculpas a Ivanka Trump por textos vazados

Foto: Reprodução

Vazamentos podem provocar danos, disse ministro do Reino Unido

O ministro do Comércio do Reino Unido, Liam Fox, disse hoje (8) que pedirá desculpas a Ivanka Trump, filha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo vazamento de mensagens confidenciais nas quais o embaixador britânico em Washington descreve o governo dos EUA como "disfuncional" e "inepto".

 

Os memorandos do embaixador Kim Darroch foram vazados a um jornal ontem (7), aborrecendo Trump e provocando exigências do lado britânico para que se descubra quem os revelou.

 

Veja também 

 

Acidente de ônibus deixa 13 mortos no norte da Argentina

 

Mulheres vão às ruas no Japão pedir reformas em lei sobre estupro

 

O ministro do Comércio, que está visitando Washington, disse à rádio BBC que se desculpará a Ivanka, com quem deve se encontrar durante sua estada.

 

"Pedirei desculpas pelo fato de que ou nosso funcionalismo civil ou elementos de nossa classe política não se mostraram à altura das expectativas que nós ou os Estados Unidos têm de seu comportamento, que neste caso em particular falhou de uma maneira extraordinária e inaceitável", disse.

 

"Vazamentos mal-intencionados desta natureza... podem provocar danos neste relacionamento, o que por sua vez pode afetar nosso interesse de segurança mais amplo".

 

As revelações chegam em um momento no qual o Reino Unido espera fechar um grande acordo comercial com seu aliado mais próximo depois que deixar a União Europeia, uma separação marcada para 31 de outubro.

 

Trump disse a repórteres a respeito de Darroch: "Não somos grandes fãs desse homem e ele não serve bem ao Reino Unido, então posso entender e posso dizer coisas a seu respeito, mas não me darei ao trabalho".

 

Em memorandos ao seu governo que datam de dezembro de 2017 até o presente, Darroch disse que relatos de disputas internas na Casa Branca são "na maioria verdadeiros", e no mês passado descreveu a confusão causada pela decisão de Trump de cancelar um ataque militar ao Irã no governo.

 

"Não acreditamos realmente que este governo se tornará substancialmente mais normal; menos desequilibrado; menos imprevisível; menos dividido em facções; menos desajeitado e inepto diplomaticamente", escreveu Darroch em um memorando.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Ministros disseram que na verdade o Reino Unido considera a gestão Trump eficiente.

 

"Deixei claro que não compartilho a avaliação do embaixador sobre o governo dos EUA nem sobre as relações com o governo dos EUA, mas defendo seu direito de fazer esta avaliação franca", disse o secretário das Relações Exteriores britânico, Jeremy Hunt, aos repórteres.

 

Agência Brasil

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.