18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
14/05/2021

Missão chinesa: sonda Tianwen-1 pousa em Marte nesta sexta-feira

Foto: Reprodução

Sonda Tianwen-1 tentará pousar em Marte com rover chinês na sexta-feira (14)

A sonda Tianwen-1 vai tentar pousar em Marte nesa sexta-feira (14), no intuito de posicionar o veículo Zhurong (popularmente chamado de “Rover chinês”) no solo do planeta vermelho. Se bem-sucedida, a China será o terceiro país a chegar em Marte, depois de EUA e Rússia.

 

A missão Tianwen-1 foi lançada em julho de 2020 e está circulando na órbita de Marte desde fevereiro deste ano. O “rover chinês” Zhurong está armazenado na espaçonave e tem caráter exploratório, não muito diferente do seu predecessor norte-americano. Mas ele não estará sozinho: além do veículo terrestre, há um orbitador que ficará posicionado no espaço, além do módulo de pouso (“lander”) que armazena o Zhurong.

 

A Administração Nacional Espacial da China tem mantido silêncio sobre quando exatamente, na sexta-feira (14), a tentativa de pouso será conduzida, mas alguns relatos especulam que ela deve acontecer às 20h11 (horário de Brasília).

 

Veja também

 

Novas imagens de Júpiter revelam características misteriosas do planeta

 

Qual o tempo necessário para evitar que um asteroide atinja a Terra? Entenda

 

Aterrissar em Marte é um objetivo considerado bastante difícil por especialistas: cerca da metade das missões levadas ao planeta vermelho foram consideradas bem-sucedidas em seus pousos e o momento de entrada na atmosfera até ganhou um nome – “sete minutos de terror” – devido ao tempo gasto na descida e as inúmeras possibilidades de falha.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Vale lembrar que a Tianwen-1 é a primeira missão da China para Marte, e tem objetivos ambiciosos: o primeiro é assegurar a saúde da tecnologia e controle de comunicação projetadas para a missão, com o Zhurong fazendo o papel de exploração de terreno e registros de mídia. O “orbitador” também ficará encarregado de localizar um terreno propício para a montagem de uma estrutura de coleta de amostras para quando futuras missões retornarem ao planeta.

 

 

Fonte: IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.