20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
26/10/2020

Mundo bateu 9 vezes recordes de novos casos diários de Covid-19 em outubro, indicam dados da OMS

Foto: Reprodução

Número é o maior desde janeiro, quando os recordes de casos diários foram batidos 12 vezes. Diretor-geral da OMS mostra preocupação com países do Hemisfério Norte e pede que mundo pare de politizar a pandemia.

 O mundo bateu 9 vezes o recorde de novos casos diários de Covid-19 em outubro, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizados até as 5h (horário de Brasília) desta segunda-feira (26). O número é o maior desde janeiro, quando os recordes de casos diários foram batidos 12 vezes (veja detalhes mais abaixo).

 

A sequência de recordes ocorre no momento em que a Europa se depara com efeitos da segunda onda de infecções pelo novo coronavírus e mais países passam a adotar medidas restritivas. Além disso, os Estados Unidos seguem tentando conter a evolução do surto, mas encaram aumento expressivo no número de casos confirmados.

 

Os EUA são, inclusive, o país com o maior número de casos no recorde mais recente registrado, com Índia, França e Brasil na sequência.

 

Veja também

 

Brasil tem 432 novas mortes por covid-19 nas últimas 24h

 

Brasil tem 237 novas mortes por covid-19 nas últimas 24h

 

Histórico


O primeiro recorde foi batido em 4 de outubro, quando foram registrados 327.964 novos casos da doença. No dia 24, o maior número diário desde o início da pandemia, foram vistas 468.409 novas infecções. Nos dias 22, 23 e 24, os recordes diários foram batidos de forma consecutiva.

 

O único mês em que os recordes foram alcançados mais vezes foi em janeiro, mas, naquele mês – que foi o primeiro da pandemia – o número mais alto registrado em um dia foi de 2.011 casos; o primeiro dia com registros de infecções, 18, teve apenas 17 casos registrados.

 

Desde então, os meses de abril, junho e julho tiveram a maior quantidade de recordes batidos: 8 em cada um. Em março, as altas mundiais foram ultrapassadas 7 vezes, e em fevereiro, 6. Agosto e setembro tiveram 2 e 3 recordes, respectivamente.

 

Países mais atingidos


O país com maior número de casos no dia 24, data do último recorde da OMS, foram os Estados Unidos, com 72.342 registros diários, o equivalente a 15% dos casos registrados no mundo naquele dia. O país também tem o maior número total de casos.

 

A segunda colocada, a Índia, teve 11% dos casos; a França, a terceira, 9%. E o Brasil, em quarto, 5,3%.


Os dados brasileiros são diferentes dos levantados pelo consórcio de veículos de imprensa por questões de metodologia, como o horário de fechamento e de envio dos dados. A fonte, entretanto, é a mesma: as secretarias estaduais de Saúde.

 

Tanto a Argentina quanto a República Tcheca, que aparecem entre os países com mais casos no dia 24, têm apresentado altas preocupantes no número de casos que contrastam com o cenário que vivam no início da pandemia.

 

No vizinho latino-americano, um dos motivos para o agravamento foi a propagação do novo coronavírus (Sars-CoV-2) pelo interior do país, segundo o infectologista diz Omar Sued, ouvido em uma reportagem da BBC.

 

Na República Tcheca, a taxa de infecção é a maior da Europa. Enquanto o mundo apresentou um aumento médio de cerca de 7% nos casos nas últimas duas semanas, segundo dados da OMS, essa taxa no país do Leste Europeu é de cerca de 40%. A alta dos índices europeus também tem sido motivo de preocupação da OMS.

 

Na Alemanha, que não figura entre os países com maiores números mas que ultrapassou, também no dia 24, a marca de 10 mil mortos, a chanceler Angela Merkel declarou, na última quinta-feira (22), que o país teria meses "muito, muito difíceis" pela frente.

 

Alerta


Nesta segunda-feira (26), a OMS fez um alerta sobre os as altas recentes nos casos e demonstrou preocupação, principalmente, com o Hemisfério Norte, pedindo que a pandemia não fosse politizada.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

"A semana passada testemunhou o maior número de casos Covid-19 relatados até agora. Muitos países do hemisfério norte estão vendo um aumento preocupante de casos e hospitalizações. As UTIs estão chegando na sua capacidade em alguns lugares, especialmente na Europa e América do Norte", alertou Tedros.

 

G1

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.