17 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
24/03/2021

NASA define dia e local de voo do helicóptero Ingenuity em Marte

Foto: NASA

O Jet Propulsion Lab da NASA

O Jet Propulsion Lab da NASA, responsável pela construção e operação da sonda Perseverance, definiu como será o primeiro voo do helicóptero Ingenuity em Marte.

 

Em uma conferência transmitida no YouTube nesta quarta-feira (24), os pesquisadores confirmaram que o voo está programado para o dia 8 de abril, ainda sem um horário definido. Os planos podem mudar, de acordo com as condições de vento no local.

 

O helicóptero autônomo deve voar a uma altitude de aproximadamente 3 metros por 30 segundos e, caso seja bem sucedida, a operação vai marcar o primeiro voo realizado no planeta por um equipamento autônomo.

 

Veja também

 

 Moléculas complexas de carbono são detectadas pela 1ª vez no espaço

 

Estudos identificam 'vazamento de água' em Marte; entenda o que está ocorrendo

 

Sem grandes riscos


O local de voo também já foi escolhido depois de muitos estudos por parte da NASA: o chamado "primeiro aeródromo espacial" será uma pista encontrada por imagens capturadas pela própria sonda e consiste em um espaço próximo ao local original de pouso, na cratera de Jezero.

 

Ele foi considerado um ambiente mais plano, sem detritos e relativamente seguro. 

 

O plano de voo traçado pela equipe.

Foto: Reprodução

 

Só que o próximo desafio ainda não é o voo propriamente dito: pelos próximos dias, a equipe vai passar por momentos de tensão enquanto o helicóptero Ingenuity é desacoplado da Perseverance, em um movimento que precisa ser perfeito para não danificar ambos os equipamentos — sendo que a operação não tem volta depois de iniciada.

 

Voo histórico


O Ingenuity é um drone que funciona a partir de energia solar e deve realizar voos de no máximo 5 metros para capturar som, fotos e vídeos de Marte a partir de ângulos inéditos para a humanidade.

 

 

O helicóptero não possui instrumentos de medição ou coleta e é visto mais como um teste de tecnologia para missões mais ousadas no futuro.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Afinal, o sucesso significa que a NASA conseguiu simular com perfeição uma atmosfera completamente diferente da Terra, com 1% da densidade do nosso planeta.

 

Fonte: Tecmundo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.