19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
04/06/2021

No Dia do Meio Ambiente, Prefeitura de Manaus realiza programação especial no parque do Mindu, neste sábado

Foto: Divulgação

Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste sábado, 5/6

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste sábado, 5/6, a Prefeitura de Manaus realiza uma programação especial no parque do Mindu, a partir das 8h, como parte das atividades do “Junho Verde”, campanha que tem ações especiais voltadas para este período especial, coordenado no município pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

 

Mostra de produtos regionais da Área de Preservação Ambiental (APA) Tarumã-Ponta Negra, contação de histórias, plantio e doação de mudas de plantas e ainda intervenções artísticas dentro do parque, para os frequentadores interagirem.

 

Veja também

 

Na Semana do Meio Ambiente, prefeitura lança projeto ‘Manaus, te quero verde’

 

Assessor de Salles alvo de operação da PF deixa o Ministério do Meio Ambiente

 

Mostra de produtos regionais

 

Pé de moleque, goma e farinha de tapioca, polpas de frutas, macaxeira, galinha caipira, plantas e cascas medicinais, açaí, ingá, pimenta, beiju-cica, cheiro-verde, bananada, coco, tucumã, bolo de macaxeira, cupuaçu e utensílios domésticos de madeira legalizada, são alguns dos produtos regionais que fazem parte da IV Mostra de Produção Familiar da APA Tarumã-Ponta Negra.

 

De acordo com o secretário da Semmas, Antonio Ademir Stroski, são cerca de 12 produtores que estarão envolvidos na venda dos produtos, e que estavam com dificuldades devido à pandemia da Covid-19.

 

“Há dois anos esses produtores estavam sem mercado devido à pandemia, então nós estamos trazendo para o parque do Mindu o que antes era realizado no prédio da Semmas, para que eles tenham a oportunidade de vender mais os seus produtos”, disse o titular da Semmas, afirmando ainda que as medidas de segurança contra a Covid-19 serão respeitadas em todas as ações dentro do parque do Mindu.

 

Contação de histórias

 

A relação do homem com o meio ambiente servirá de pano de fundo para a contação de histórias, que acontecerá neste sábado, a partir das 9h, e terá como convidada a liderança indígena Karapãna, do tronco linguístico Aruak, Maria Alice da Silva Paulino, 39 anos.

 

A liderança Karapãna, que contará um pouco do universo infinito da mitologia amazônica aos frequentadores do parque, diz que a harmonia que existia entre os seres de antigamente não está sendo vivenciada pelos atuais habitantes da Terra e que não há mais um contato com os elementos da natureza ou a biodiversidade como fonte de vida realmente.

 

“Os antigos moradores na Amazônia tinham essa sensibilidade, para saber o que os animais estavam querendo falar através do seu canto, o canto de alegria, o canto de tristeza, qual era o aviso que eles estavam trazendo sobre o perigo que estava rondando”, declara Maria Alice, que explica também sobre a relação com os elementos da natureza.

 

“Os elementos da água, adentrando nos igapós e casas às margens dos rios, quando ela quer inundar tudo, ninguém barra. E o vento, quando ele vem de uma forma bem forte, já sabe que está trazendo uma tempestade. A forma que se faz com o fogo, quando não tem domínio sobre ele, por ganância, em grande quantidade, traz uma devastação muito grande. Essa harmonia existia entre os seres antigamente, e agora ela não está sendo muito vivenciada pelos atuais habitantes na terra. Então vale mais o que eu acho, o que eu penso ou o que eu quero ter ou ser?”.

 

Maria Alice nasceu na zona rural de Manaus, no rio Tarumã-Açu, e mora atualmente na aldeia Santa Maria Yupirungá. É formada em magistério, como professora bilíngue indígena e graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Tem como língua materna o nheengatu.

 

Outras ações

 

Além dessas ações, no parque está ocorrendo ainda o plantio e doação de mudas de plantas aos frequentadores, devido à campanha do Junho Verde, que tem uma programação especial voltada para o Mês do Meio Ambiente.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.  
 

A população, além de praticar atividades físicas, como caminhadas e corridas, pode participar também das intervenções artísticas, do artista Juarez Lima.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.