29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
12/12/2020

Novo aparelho usa salmoura para produzir oxigênio em Marte

Foto: Pixabay

O Planeta Vermelho: além de abundante em salmoura, ele conta com uma temperatura de cerca de ?55 °C.

Um novo estudo da Universidade de Washington (EUA) culminou na construção de um equipamento capaz de produzir oxigênio. O aparelho poderia ser útil em expedições humanas a Marte, e provou-se mais eficiente do que outros protótipos.

 

O dispositivo baseia-se no uso do perclorato de sódio (sal que que acredita existir em Marte), retirando moléculas de água do composto e originando oxigênio e hidrogênio.

 

O método foi testado por meio de um experimento: os cientistas construíram um equipamento de eletrólise em condições parecidas com aquelas oferecidas pelo Planeta Vermelho. Uma reação química fez com que a salmoura dentro do dispotiviso fluísse pelo mecanismo e se dividisse em oxigênio de um lado e hidrogênio do outro.

 

Veja também

 

Eclipse solar total: saiba onde e quando poderá ser visto o fenômeno de 14 de dezembro no Brasil

 

Tempestade solar deve atingir a terra nesta quinta, 10/12. VEJA

 

A opção pela salmoura não é gratuita: no planeta vizinho, grande parte da água que não estiver congelada deve ser salgada — ou seja, a matéria-prima do novo método de produzir oxigênio é abundante em solo marciano.

 

De acordo com os pesquisadores, o aparelho gerou aproximadamente 25 vezes mais oxigênio do que o Moxie, aparelho criado para a missão Mars 2020 (realizada por uma sonda enviada a Marte) com o mesmo propósito.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Ainda assim, é preciso destacar que muitos estudos e testes devem ser feitos com o novo mecanismo. É importante, por exemplo, que ele seja duradouro e não estrague com o tempo.

 

Fonte: Veja

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.