28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
14/07/2019

O que acontece se cortarmos o bigode de um gato? VEJA O QUE DIZ ESPECIALISTA

Foto: Reprodução

O bigode, dos felinos, fazem parte da estrutura de seu sistema sensorial e agem como uma espécie de radar

 Os felinos tem algumas características bastante marcantes no que diz respeito aos seus representantes. Olhos penetrantes, pelos de coloração variada, garras afiadas, dentes vorazes, bigodinhos.

 

Mas qual seria a função daqueles protuberantes pelinhos que envolvem a boca e as narinas dos felinos? E o que aconteceria se esses pelinhos fossem retirados?

 

Abaixo iremos lhes contar tudo isso e já de antemão informamos que não se deve de modo algum fazer essa crueldade de retirar os bigodinhos dos gatinhos. Voce vai entender:

 

Veja também


Veja as 14 vezes que adultos falharam miseravelmente em brinquedos infantis

Você sabe por que quase todo elevador tem algum espelho por perto?

 

O nome dado ao conjunto de 12 fios sensoriais espalhados entre os lábios superiores, bochechas, olhos e queixo, são chamados de vibrissas e são responsáveis pela autoestima dos gatinhos.

 

O bigode, dos felinos, fazem parte da estrutura de seu sistema sensorial e agem como uma espécie de radar, e ajudam-nos a se orientarem e lhes dão noção de distanciamento e espaço. E ao serem cortados, acabam projetando no gato uma série de sensações negativas, entre elas a insegurança, e a falta de direcionamento. Ele perde a capacidade de saltar com precisão, e sua locomoção mesmo se torna bem mais cautelosa, devido a ausência desse senso de direção proveniente da ausência dos pelinhos.

 

Assim sendo, quanto maior os pelos do bigode dos felinos, maior sua capacidade de percepção sensorial, levando inclusive a felinos maiores como leopardos ou guepardos a conseguirem identificar se alguma presa após algum ataque estão vivas ou mortas.

 

BIGODE-GATO

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Os pelos do bigode dos gatos também estão relacionados ao humor do gato, se postulando de modo mais sutil ou mais arrepiados de acordo com o modo que os bichanos estão se sentindo.

 

tumblr_mm8ywvPO151s8dwazo1_400

Fotos: Reprodução

 

Fatos Desconhecidos

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.