23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
11/07/2019

Operação flagra extração ilegal de madeira e construções irregulares em reserva de desenvolvimento sustentável no Amazonas

Foto: Luca Meola / Divulgação / Semmas

Crimes ambientais constatados em reserva

Uma operação constatou uma série de crimes ambientais denunciados por moradores de comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé.

 

A fiscalização ocorreu na quarta-feira (10), por fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

 

A fiscalização flagrou a extração ilegal de madeira, com árvores de grande porte sendo derrubadas para comercialização, e construções irregulares de edificações, na comunidade Livramento, a maior das seis comunidades da RDS e a mais próxima da área urbana de Manaus.

 

Veja também

 

Novo espaço cultural inaugura nesta sexta-feira, no Centro de Manaus

Polícia Civil prende quadrilha acusada de homicídios e tráfico de drogas em Manaus

 

Foram apreendidas duas motosserras e no embargo das obras, que estavam sendo feitas sem autorização da gestão da reserva.

 

A RDS do Tupé é uma unidade de conservação que visa a preservação do ambiente e a valorização do modo de vida sustentável das comunidades ribeirinhas existentes na mesma.

 

“Logo que chegamos à comunidade, localizamos uma construção de grande porte no topo de uma colina, de frente para o rio, e uma área desmatada para a realização da construção. Identificamos o responsável e embargamos a obra”, explicou o fiscal da Semmas Davi Fernandes, por meio da assessoria.

 

A fiscalização flagrou a extração ilegal de madeira, com árvores de grande porte sendo derrubadas â?? Foto: Luca Meola / Divulgação / Semmas

Foto: Luca Meola / Divulgação / Semmas

 

Outra situação de desmatamento, desta feita para construção de um ramal para passagem de rede elétrica, foi detectada pela fiscalização. Nesse caso, o morador descumpria uma interdição anterior, feita pela fiscalização da Semmas, que já o havia notificado acerca da clareira aberta, sem autorização, num tamanho desproporcional. No entanto, o trabalho continuou sendo feito, segundo a prefeitura.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

A retirada de madeira estava sendo executada numa região da comunidade conhecida como Lago Verde. Ao aportarem na área, os fiscais adentraram a mata e ouviram o barulho das motosserras.

 

Além das árvores cortadas, havia uma grande quantidade de madeira já beneficiada no local, indicativo de que o material estava sendo utilizado para comercialização, o que é expressamente proibido na RDS. Uma equipe técnica da Semmas deverá voltar à área para estimar as perdas ocorridas.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.