19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manchete
15/11/2020

OPINIÃO: POR LÚCIO CARRIL - POR UMA POLÍTICA HUMANIZANTE

Foto: Reprodução

*Por Lúcio Carril - Perdi muitos amigos no processo político. Talvez me tenha faltado alma, espírito ou simplesmente sensibilidade. Já não procuro o erro no outro, pois isto não me ajudaria a reconhecer minhas próprias limitações.

 

Não acredito que a politica seja seletiva; pelo contrário, deve ser agregadora e coletiva. E por que a perda ? Nossa incapacidade de construir relações humanas na política, uma herança maquiavélica que limitou a ação política à busca sem ética pelo poder. Mas não deveria ser assim, se a política continuasse a ser parte cotidiana das relações humanas e sociais, como queria Aristóteles.

 

Esta coisificação da política inundou todas nossas relações, inclusive a esquerda, que deveria resistir a este projeto e terminou por reproduzir os mesmos esteriótipos. Se a política foi desumanizada num campo que deveria resistir, imagina nos estratos sociais mais atacados pela barbárie. Neles, a política é feita como extravasamento de tudo que não é humano, dando espaço às piores expressões de sentimentos. A política como coisa e a barbárie se encontram numa linha tênue.

 

Veja também

 

OPINIÃO: POR LÚCIL CARRIL - A Ciência e a Cultura resistem ao negacionismo, à censura e ao retrocesso Compartilhar:

 

OPINIÃO: Por Lúcio Carril - A legítima defesa da honra e o direito de matar

É preciso resistir fazendo política como parte da construção de nossas vidas e não somente como objeto de poder. Isto não ignora a disputa e não elimina a perda, já que muitos insistirão na política como coisa e como espaço da ação sem ética.

 

A ética na política só será possível quando esta for humanizada.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp  

 

**Lúcio Carril é sociólogo, ex-secretário executivo da Secretaria de Política Fundiária do Estado do Amazonas, ex-delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário e especialista em gestão e políticas públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.