28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
19/02/2021

Origem de misteriosa explosão de rádio em galáxia distante é descoberta; entenda

Foto: Reprodução

Cientistas identificaram as emissões pela primeira em 2007 e só foram capazes de confirmar a fonte recentemente; estudo publicado revela relação das explosões com estrelas de nêutrons com fortes campos magnéticos

Um estudo publicado na quinta-feira (18) na revista Nature Astronomy por cientistas do Instituto Físico-Técnico Ioffe revelou detalhes sobre a origem de um mistério surgido ainda em 2007, quando sinais de fortes explosões de ondas de rádio foram descobertos por acaso em uma distante galáxia.

 

Segundo os resultados obtidos pelos pesquisadores, a emissão dos sinais das rajadas rápidas de rádio estaria associada às fortes labaredas de magnetares extragalácticos, que são estrelas de nêutrons com campos magnéticos extremamente fortes e capazes de gerar tais reações.

 

Identificados há quase 15 anos por cientistas do Observatório Parkes, que fica localizado na Austrália, esses pulsos têm apenas milissegundos de duração e são capazes de percorrer milhões de quilômetros no espaço . Desde a descoberta, muitos astrônomos tentaram entender qual era a real origem deste fenômeno, com algumas teorias envolvendo fusões de estrelas e buracos negros sendo descartadas, até que hipótese dos magnetares aparecesse.

 

Veja também 

 

É hoje: NASA transmite pouso da Perseverance em Marte; veja como e onde assistir

 

Vídeo da superfície de Marte é enviado por sonda espacial chinesa. VEJA

De acordo com o site Sputnik, os responsáveis pela ideia foram dois professores da Universidade Estatal de Moscou, Sergei Popov e Konstantin Postnov. Em abril de 2020, um radiotelescópio canadense conseguiu detectar uma dessas explosões, em um evento que também foi acompanhado pela NASA e por outros satélites, confirmando assim a tese de 2007.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Agora, com a confirmação do envolvimento de magnetares extragalácticos, a expectativa dos pesquisadores é avançar mais no estudo sobre as rajadas rápidas de rádio e compreender, com mais detalhes, qual é o mecanismo que possibilita seu surgimento. 

 

Fonte:  iG 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.