29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
31/08/2021

Pacote com programas e projetos para a educação municipal é lançado pela prefeitura de Manaus

Foto: Reprodução

Alex Pazuello / Semed

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou na tarde desta terça-feira, 31/8, um pacote com programas e projetos para a educação básica municipal, visando melhorar a gestão escolar e ajudar os alunos com dificuldade no processo de ensino e aprendizagem. Ao todo, são dez programas/projetos, que foram apresentados durante o 1º workshop coordenado pela Subsecretaria de Gestão Educacional (SGE), Departamento de Gestão Educacional (Dege), Divisão de Apoio a Gestão Escolar (Dage), realizado no auditório da prefeitura, no bairro Compensa, zona Oeste.

 

Os programas e projetos serão desenvolvidos em parceria com outros setores da Semed, além de empresas e instituições parceiras, que ajudarão no desenvolvimento de atividades educacionais, artísticas, culturais, esportivas, de saúde e de cidadania e contará com profissionais de educação física, nutricionistas, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

 

De acordo com o tema do ano letivo, “Família e Escola: construindo a excelência na educação, em prol de uma Manaus melhor para se viver”, os programas e projetos também contam com o apoio dos pais e responsáveis. Para ajudar os alunos que estão com dificuldades, as famílias receberão orientações da equipe multidisciplinar.

 

Veja também

 

Governo do Amazonas prorroga inscrições para curso de Espanhol oferecido aos estudantes da rede estadual

 

Prefeitura de Manaus participa de diálogo público sobre educação com o TCU

 

“Esse pacote de projetos é um trabalho que tem a transversalidade com todos os departamentos e o total apoio de toda infraestrutura da rede municipal de ensino. É um trabalho que extrapola a questão pedagógica, porque envolve esporte, alimentação, a participação da família, nutrição, enfim. É um trabalho que vale a pena e que será um marco e um símbolo da na gestão do prefeito David Almeida. E a ideia é que eles aconteçam em todas as escolas que estão com ensino 100% presencial”, explicou o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino.

 

 

Conforme o subsecretário de Gestão Educacional, Carlos Guedelha, o pacote de projetos proporciona um ensino diferenciado, que vai além dos muros da escola e que fazem parte do plano de governo do prefeito David Almeida.

 

“São projetos que buscam construir educação fora do currículo, educação não formal ou formal, envolvendo atividades e metodologias diversas. E alguns já estão em execução, como o projeto Movimentes, que trabalha várias disciplinas de forma interdisciplinar, por meio da educação física”, ressaltou Guedelha.

 

A chefe da Dage, Ruth Moreira, explicou que um dos objetivos do trabalho que vai ser feito a partir dos projetos é auxiliar os alunos com dificuldade de aprendizagem.

 

Fotos: Alex Pazuello / Semed

 

“Estamos muito felizes com o evento de hoje, mas vamos ficar mais felizes ainda quando ver esses projetos transformando as vidas das nossas crianças. E isso é muito positivo. O nosso maior anseio, enquanto secretaria, é que esses projetos possam alcançar nossos alunos onde quer que eles estejam”, frisou.

 

Ações

 

“Manaus somos todos educadores” – o objetivo é desenvolver parcerias com empresas e instituições para promoção de atividades educacionais, artísticas, culturais, esportivas e de cidadania.

 

“Escola Comunidade em Ação: a parceria que transforma” - tem a intenção de transformar as escolas em espaços culturais para a comunidade nos fins de semana.

“Programa Nacional das Escolas Cívico Militares (Pecim)” - é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

 

“Família na Escola é 10” - idealizado em parceria com o Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp), para aproximar as famílias da escola, principalmente no período de pandemia, desenvolvendo desta uma rede de atenção em prol dos alunos.

 

“Movimentes” - é um projeto de intervenção educacional que trabalha por meio da psicomotricidade as habilidades cognitivas da escrita, leitura e cálculo, tendo em vista que o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

 

“Educar pelo Esporte” - busca promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida dos estudantes da rede municipal de ensino.

 

“Programa Minha Escola Saudável” – pretende desenvolver um trabalho multidisciplinar contínuo buscando a mudança de comportamento relacionada aos hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis no cenário da rede pública municipal de educação, na prevenção e controle epidemiológico do Diabetes mellitus e obesidade.

 

“Projeto Juventude Consciente” - agrega os projetos da Dage, que atuam para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, protagonismo estudantil, melhoria estrutural do espaço escolar, incentiva as parcerias institucionais, desenvolve ações em diversos eixos.

 

“Vumbora EJA” - o projeto estimula a prática de hábitos saudáveis no cotidiano escolar, comunitário e domiciliar com foco na saúde mental e financeira.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Projeto Movimenta Semed” - pretende contribuir para melhoria na qualidade de vida dos servidores da Semed, por meio da implantação de atividades físicas.  

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.