24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
28/06/2020

Pandemia de Covid-19 redesenhou corrida presidencial nos EUA; entenda o cenário

Foto: Reprodução

Pandemia de Covid-19 redesenhou corrida presidencial nos EUA; entenda o cenário

Donald Trump não esperava enfrentar uma pandemia em pleno ano eleitoral nos Estados Unidos. O novo coronavírus capaz de parar um país e matar dezenas de milhares de pessoas em poucos meses embaralhou o debate de temas das eleições presidenciais norte-americanas de 2020, marcadas para novembro.

 

Na primeira semana de fevereiro, Trump vivia um dos melhores momentos desde que assumiu a Casa Branca, em 2017. A absolvição no processo de impeachment, os bons números de emprego e a falta de coesão entre os opositores no Partido Democrata pavimentavam o caminho à reeleição do republicano.

 

O fluxo da política, porém, tomou outro rumo com a escalada dos casos de Covid-19 nos EUA, sobretudo depois de março, quando Nova York começou a fechar estabelecimentos e impor ordens de ficar em casa graças ao rápido aumento nos contágios e nas vítimas. Os empregos, antes uma carta na manga de Trump, despencaram em uma velocidade jamais vista por causa da epidemia.

 

Veja também

 

Estados dos EUA voltam atrás na flexibilização contra a Covid-19

 

EUA pode ter 20 milhões de casos de Covid-19, dizem autoridades

 

Apoiador de Donald Trump usa máscara com a logo de campanha do presidente durante comício em Tulsa, nos EUA, em 20 de juho — Foto: Leah Millis/Reuters

Apoiador de Donald Trump usa máscara com a logo de campanha

do presidente durante comício (Foto: Reprodução)

 


E, enquanto o vírus começava a assustar os EUA, o antes fragmentado Partido Democrata cerrou fileiras em apoio ao ex-vice-presidente Joe Biden — justamente o nome que Trump queria investigar segundo o inquérito de impeachment que fracassou no Congresso.

 

Antes favorito, Trump agora vê uma corrida mais acirrada. Ainda faltam quatro meses até as eleições presidenciais norte-americanas, marcadas para 3 de novembro, e as peças da corrida eleitoral podem se mover mais uma vez. Afinal, no início deste mesmo 2020, o impacto da Covid-19 nos EUA ainda não parecia tomar as proporções de hoje.

 

Veja abaixo, em detalhe, como a pandemia do novo coronavírus reorganizou a corrida presidencial dos EUA.

 

Enfrentamento da pandemia

 

O presidente dos EUA, Donald Trump, segura uma máscara com o selo presidencial que disse ter usado durante visita à fábrica de componentes da Ford em Ypsilanti, Michigan, em 21 de maio — Foto: Reuters/Leah Millis

O presidente dos EUA, Donald Trump, segura uma máscara c

om o selo presidencial (Foto: Reprodução)

 

A postura de Donald Trump diante do novo coronavírus mudou desde os primeiros relatos da doença nos EUA, ainda em janeiro:

 

Efeitos do coronavírus — O presidente acreditava, no início, que os EUA estavam prontos para lidar com a Covid-19 e duvidava publicamente que ela geraria um grande número de vítimas. Meses depois, ele reconheceu que a doença deixaria dezenas de milhares de mortos no país.


Isolamento social — Inicialmente contrário a medidas mais rigorosas, Trump mudou de ideia, passou a defender que as pessoas permanecessem em casa e até discordou de governadores aliados que reabriam rapidamente o país. Depois, o presidente voltou a pedir o retorno das atividades, mesmo com os EUA atingindo mais de 2 milhões de casos oficiais.


Medicamentos — Trump defendia o uso da hidroxicloroquina nas primeiras semanas de pandemia, tema que gerou atritos com o médico Anthony Fauci, principal consultor da Casa Branca em epidemiologia. Com pesquisas que mostravam a pouca eficácia do medicamento nos casos de Covid-19 e com o aparecimento de outras substâncias mais promissoras, o presidente deixou de lado a defesa do remédio.


Essa postura errática do presidente dos EUA se traduz na oscilação do apoio à Trump, aponta o doutor em relações internacionais Carlos Gustavo Poggio, professor da Faap. "Houve no início até um aumento da aprovação, mas depois os eleitores começaram a perceber que ele lida de uma forma não satisfatória com a epidemia", avalia.

 

O professor pondera que, no entanto, o eleitorado ainda observa a reação da Casa Branca à pandemia, em um cenário que pode mudar.

 

"É a primeira grande crise que Trump tem que enfrentar no governo. O povo americano está julgando como ele lida com esse impacto", afirma Poggio.

 

Funcionários de restaurante separam mesas em Nova York após início de reabertura, em foto de 25 de junho — Foto: Lucas Jackson/Reuters

Funcionários de restaurante separam mesas em Nova York após início

de reabertura, em foto de 25 de junho (Foto: Reprodução)

 

Por outro lado, medidas como o pagamento de auxílio — cheques inclusive impressos com o nome de Trump — e de parte dos tratamentos de pessoas doentes com o novo coronavírus evitaram que outro tema difícil para os norte-americanos entrasse em pauta: o sistema de saúde.

 

O assunto envolve discussões sobre pagamento compulsório de impostos e, assim, não é unanimidade sequer entre o Partido Democrata, analisa Juliano Cortinhas, professor de relações internacionais da Universidade de Brasília (UnB).

 

"Os benefícios [aprovados por Trump] diminuíram a pressão sobre o sistema de saúde, e achei que essa pressão viria com muito mais força no debate. É uma falha dos democratas, que não chegam a um consenso sobre um plano financeiro e orçamentário para a saúde pública", afirma.


Coronavírus: um tema transversal

 

Homem usa máscara ao andar de metrô em Nova York, nos EUA, nesta quinta-feira (25) — Foto: Carlo Allegri/Reuters

Homem usa máscara ao andar de metrô em Nova York,

nos EUA (Foto: Reprodução)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

A pandemia nos Estados Unidos ultrapassou a discussão sobre saúde ao afetar a economia norte-americana e as relações exteriores, dois assuntos chaves no debate eleitoral norte-americano.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.