23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
25/10/2020

Papa Francisco nomeia primeiro cardeal negro americano

Foto: Reprodução

O arcebispo Wilton Gregory, de Washington, também é o primeiro cardeal americano nomeado desde 2016

O Papa Francisco anunciou, neste domingo, que nomeará 13 novos cardeais católicos no próximo mês, incluindo o arcebispo de Washington, Wilton Gregory, que é o primeiro americano negro a receber o título. A indicação de Gregory reforça a sua posição como um importante líder americano, num momento em que os Estados Unidos debatem o racismo histórico e as manifestações por justiça racial eclodem por todo o país.


Gregory também é o primeiro cardeal americano desde 2016, quando o papa nomeou os cardeais Blase Cupich, de Chicago, Joseph Tobin, de Newark, e Kevin Farrell, chefe do escritório do Vaticano para questões familiares.

 

Gregory se tornou o primeiro homem negro a liderar os católicos em Washington, quando o próprio Francisco o nomeou como sucessor do cardeal Donald Wuerl, em abril de 2019. Sua ordenação era esperada, já que todos os arcebispos de Washington se tornaram cardeais desde que se tornou uma diocese independente, em 1947.

 

Veja também

 

Papa Francisco defende união civil entre gays: 'São filhos de Deus'

 

Vaticano confirma caso de Covid-19 na residência oficial do papa Francisco

 

O arcebispo falou sobre questões raciais inúmeras vezes. Após a morte de George Floyd pelas mãos da polícia em Minneapolis em maio, ele disse que “o incidente revela o vírus do racismo entre nós mais uma vez, mesmo enquanto continuamos a lidar com a pandemia do coronavírus”.

 

Os novos cardeais foram listados num anúncio surpresa feito aos fiéis pelo Papa de sua janela com vista para a Praça de São Pedro, no Vaticano. Eles serão oficializados no alto escalão numa cerimônia conhecida como Consistório, no dia 28 de novembro.

 

Nove dos 13 nomeados são elegíveis para entrar no conclave que vai escolher o sucessor de Francisco, após a sua morte ou renúncia. Os demais não vão ter essa permissão porque têm mais de 80 anos. Eles foram elevados ao alto escalão por causa de seus respectivos serviços prestados à Igreja ao longo de tantos anos.

 

A seleção de mais cardeais eleitores aumenta a possibilidade de que o próximo Papa seja alguém que continuará as políticas de Francisco. Ele já nomeou cerca de 57% dos cardeais eleitores, cujo número sobe para 128 com as novas nomeações. Os outros foram indicados pelos dois predecessores mais conservadores, Bento XVI e João Paulo II.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

As regras da Igreja geralmente limitam o número de cardeais eleitores a 120, mas os papas dobraram esse limite. Além dos Estados Unidos, os novos eleitores vêm da Itália, África, Ruanda, Filipinas, Chile e Brunei.

 

O Globo

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.