24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Bizarro
10/07/2019

PARECE MENTIRA, MAS NÃO É: Veja 10 bizarrices que eram permitidas (e estimuladas) no passado

Foto: Medical Archives / Wikipedia

Tratamentos duvidosos

Se você acha que as pessoas modernas fazem coisas estranhas, precisa conhecer alguns casos da história relativamente recente. Nossos antepassados faziam coisas muito mais absurdas e elas ainda eram permitidas por lei!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10. Tratamento com cocaína

 

10 Bizarrices que eram permitidas (e estimuladas) no passado

© KiloByte / Wikipedia Commons 

 

Há 100 anos, essa substância não era considerada perigosa. Ao contrário, podia ser obtida em qualquer farmácia. A cocaína era recomendada inclusive às crianças como sonífero. Também era usada para curar a tosse e aliviar a dor de dente. E, como qualquer outro medicamento, havia muita propaganda de remédios em gotas e xaropes feitos de cocaína.

 

Veja também 

 

IMAGENS FORTES! Presidiário do regime semiaberto é executado a tiros ao lado do filho de 4 anos no bairro de Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus

 

Mais um preso do regime semiaberto e usando tornozeleira eletrônica é preso fazendo assaltos com ajuda de comparsa

 

9. Enviar os filhos pelo correio

 

10 Bizarrices que eram permitidas (e estimuladas) no passado

© Smithsonian Institution/flickr.com  

 

Parece uma piada, mas no início do século XX nos Estados Unidos era absolutamente legal enviar um bebê pelo correio para seus parentes. O transporte custava cerca de 15 centavos, desde que a criança não pesasse mais do que uma remessa padrão. Talvez dessa forma os pais "amorosos" economizassem na hora de enviar seus filhos às avós.

 

8. Gaiolas nas janelas para bebês

 

Gaiola do bebê: Foto da notícia

gettyimagens  

 

Na década de 1930, na Grã-Bretanha, você podia ver gaiolas de arame nas janelas de muitas casas. Com esses artefatos tenebrosos, os bebês respiravam ar fresco, enquanto suas mães estavam ocupadas com as tarefas domésticas. É incrível, mas essas gaiolas eram consideradas seguras. Em que pensavam os pais daquela época?

 

7. Eremitas de jardim

 

10 Bizarrices que eram permitidas (e estimuladas) no passado
© Johann Baptist Theobald Schmitt / Wikipedia Commons

 

Alguns ricos faziam outras pessoas sofrerem apenas para cumprir seus loucos caprichos. No século XVIII, na Europa, havia a moda de ter no jardim um “eremita pessoal“, vestindo trapos. O eremita era proibido de banhar-se, cortar o cabelo e as unhas e tinha de viver em uma ”gruta" artificial. Tudo para poder mostrar a “decoração viva” para os seus convidados.

 

6. Tratamentos duvidosos


10 Bizarrices que eram permitidas (e estimuladas) no passado
© Medical Archives/Wikipedia Commons

 

Em um passado não tão distante, os médicos não faziam ideia sobre a necessidade da desinfecção e usavam todos os tipos de métodos estranhos: sangria para todas as doenças, corte da língua para "curar" a gagueira, lobotomia e choques elétricos. Mesmo para os médicos mais bem-sucedidos daquela época, por exemplo, como o cirurgião ortopédico americano Lewis Sayre (na foto acima com uma paciente), as cirurgias com um resultado letal não eram uma raridade.

 

5. Brinquedos radioativos

 

10 Bizarrices que eram permitidas (e estimuladas) no passado
© Webmc/Wikipedia Commons

 

Na década de 50 do século XX, a radiação não era mal vista como hoje: simplesmente não era considerado alto perigoso. Os jogos "atômicos", como o mini-laboratório que você pode ver acima, eram muito populares. O kit continha elementos radioativos como: polônio e urânio, mas, é claro, em doses microscópicas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

 

4. Zoológicos humanos

 

Resultado de imagem para zoologicos humanos

© Wellcome Images  

Há muito tempo, a exibição de asiáticos e africanos como selvagens era um “entretenimento“ popular no Ocidente. E muitas vezes eles eram colocados ao lado de macacos, para ”testar" a teoria de Darwin. Essa prática vergonhosa foi adotada por muito tempo, na foto acima, você pode ver o zoológico da Bélgica em 1958.

 

3. "Excursões" para os manicômios

 

10 Bizarrices que eram permitidas (e estimuladas) no passado
© Wellcome Images

 

No passado, os pacientes em estabelecimentos psiquiátricos eram tratados de maneira horrível e mal alimentados. Isso acontecia mesmo com o pagamento da manutenção dessas pessoas por seus entes queridos. Mas isso parecia pouco para os proprietários essas instituições psiquiátricas, conhecidas por manicômios: eles decidiram organizar um pequeno negócio. Por uma taxa moderada, qualquer pessoa poderia entrar e ver os doentes mentais e até mesmo perfurá-los com um pau.

 

2. Coleções de partes do corpo

 

10 Bizarrices que eram permitidas (e estimuladas) no passado
© Australian War Memorial / Wikipedia Commons

 

Hoje, apenas um psicopata colecionaria partes do corpo como troféu. Mas há muito tempo, esse hobby não causava qualquer repúdio: pessoas de alto nível possuíam coleções particulares de partes do corpo humano e, às vezes, os soldados levavam para casa o crânio de seu inimigo. Era exatamente o que um marinheiro da Segunda Guerra Mundial fez, como pode ser visto na imagem acima, com o crânio de um soldado japonês.

 

1. Recomendação de fumar durante a gravidez

 

10 Bizarrices que eram permitidas (e estimuladas) no passado
© margaretgunnng.blogspot.com

 

Hoje em dia existem muitas leis que proíbem fumar em certos lugares, mas há 70 anos médicos americanos recomendavam que as mulheres grávidas fumassem, para combater a constipação. As mulheres podiam fumar no hospital após o parto. Não queremos imaginar o que seria de nós, se a medicina ainda compartilhasse dessa opinião.

 

Incrível

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.