25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
03/01/2020

Parque Estadual Sumaúma é opção gratuita de lazer nas férias

Foto: Divulgação

Contagem de aves, trilhas guiadas e parquinho infantil são algumas das atividades abertas para todos os públicos

A programação de férias no Parque Estadual Sumaúma inicia neste sábado (04/01), a partir de 8h, com diversas atividades gratuitas para toda a família. Palestras sobre a importância da Unidade de Conservação (UC), contagem de aves e trilhas ao ar livre são algumas das opções de lazer no local.

 

O Parque Sumaúma, localizado na Cidade Nova, zona norte de Manaus, é a única UC em área urbana gerenciada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

 

O mês de janeiro é conhecido por ser o período do ano em que muitas pessoas estão de férias, das escolas e trabalho. Pensando nisso, o Parque Sumaúma promoverá, durante o mês, diversas atividades gratuitas para toda a população.

 

Veja também 

 

Fundação de Medicina Tropical vai receber recursos para compra de tomógrafo em 2020

 

Mais de mil itens bélicos reforçaram arsenal do Batalhão de Choque no Amazonas

 

Além do parquinho infantil, trilhas interpretativas na área de floresta e academia ao ar livre, o parque contará também, neste sábado, com uma palestra sobre a importância da fauna e flora local e uma atividade de contagem de aves.

 

A palestra e a contagem dos pássaros serão realizadas pela mestre em ecologia e assessora técnica do Núcleo de Educação Ambiental da Sema, Dayse Campista. “O objetivo é identificar e contar as aves que aparecem na unidade de conservação. A contagem das espécies ocorre de novembro a janeiro no mundo todo. Com os resultados da contagem, conseguimos coletar dados para ajudar pesquisadores a compreenderem melhor o comportamento das aves”, destacou.

 

Aproximadamente 60 espécies de aves podem ser observadas no Parque Sumaúma, como sabiás, tucanos, araras, papagaios, periquitos, surucuás, aracuãs, dentre outros. O lugar também dispõe de várias espécies de plantas frutíferas, que são recursos alimentares utilizados pelas aves. A população pode também fazer uso da trilha pavimentada para a prática de atividades físicas.

 

Contagem de aves – As trilhas para a contagem de pássaros acontecerão em dois horários do sábado: às 8h e às 10h. É recomendado o uso de sapatos fechados (tênis ou bota), protetor solar e roupas frescas e confortáveis, como as usadas para prática de atividades físicas. Para a contagem de pássaros, é recomendado também o uso de binóculos e câmeras fotográficas para registrar as aves.

 

É importante também que os visitantes levem garrafa ou squeeze com água para hidratação, atentando para o descarte adequado dos resíduos nas lixeiras instaladas nas áreas comuns do parque.

 

A entrada no Parque é gratuita e tem acesso pela avenida Bacuri, s/nº, Cidade Nova. A unidade de conservação recebe visitantes de terça a domingo, das 8h às 16h.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Férias no Parque – Durante todo o mês de janeiro, o Parque Sumaúma contará com programação especial de férias todos os fins de semana. As atividades iniciam neste sábado (04/01) e ocorrem ainda nos dias 11, 18 e 25 deste mês.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.