29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
22/04/2021

Pela primeira vez, Nasa extrai oxigênio respirável de Marte

Foto: Reprodução

Perseverance se desloca na superfície de Marte

Em sua missão mais recente a Marte, a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) realizou um novo feito ao converter dióxido de carbono da atmosfera em oxigênio puro e respirável.

 

A Nasa informou que a extração de oxigênio foi realizada por um dispositivo experimental, a bordo do Perseverance, jipe científico que pousou no Planeta Vermelho em 18 de fevereiro depois de uma viagem de sete meses.

 

O instrumento — batizado de Moxie, uma abreviação de Experimento de Utilização de Recurso de Oxigênio Marciano In-Situ — produziu cerca de cinco gramas de oxigênio, o equivalente a 10 minutos de ar respirável para um astronauta, informou a agência.

 

Veja também

 

Chuva de meteoros pode trazer algum perigo para a Terra?


Estudo aponta que asteroide pode ter dado origem à Floresta Amazônica

 

Nasa extrai oxigênio respirável da atmosfera de Marte | Novidades da  ciência para melhorar a qualidade de vida | DW | 22.04.2021

 

"O Moxie não é só o primeiro instrumento a produzir oxigênio em outro mundo", disse Trudy Kortes, diretora de demonstrações tecnológicas do Diretório de Missão de Tecnologia Espacial da Nasa, em um comunicado. Ela o classificou como a primeira tecnologia do tipo a ajudar missões futuras a “viverem dos frutos da terra” de outro planeta.

 

O instrumento funciona por eletrólise, que usa o calor extremo para separar átomos de oxigênio de moléculas de dióxido de carbono, que representa cerca de 95% da atmosfera marciana — o oxigênio só existe em Marte em quantidade ínfima.

 

A sonda Perseverance pousou em Marte em fevereiro após sete meses de viagem, exatamente como previsto. A missão é considerada a mais complexa viagem para o planeta vermelho já lançada pela agência americana.

 

Nasa extrai oxigênio respirável de ar rarefeito de Marte - Forbes Brasil

Fotos: Reproduções

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

O objetivo principal da missão de dois anos e que custou US$ 2,7 bilhões é a busca por evidências de que organismos microbianos podem ter florescido em Marte há cerca de 3 bilhões de anos, quando o planeta era mais quente, úmido e presumivelmente mais hospitaleiro à vida.

 

Fonte: Extra.Online

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.