28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
17/10/2020

Pesquisas revelam astros com condições similares às da Terra localizados a cerca de 100 anos-luz

Foto: Reprodução

Planetas habitáveis

 Os astrônomos especulam sobre a existência de boas condições de vida em outros planetas há décadas. Agora, porém, surgiram indícios de que essa possibilidade é real.

 

Em recente estudo publicado na revista Astrobiology, pesquisadores da Universidade Técnica de Berlim, Alemanha e Washington State, Estados Unidos, fortalecem a hipótese de que existam planetas com condições de vida mais favoráveis do que às da Terra, os chamados exoplanetas.

 

Aproximadamente 4500 astros foram analisados e 24 deles receberam o rótulo de “super-habitáveis”, todos localizados a mais de 100 anos-luz de distância da Terra.

 

Veja também

 

Telescópios registram momento em que estrela é engolida por buraco negro. VEJA VÍDEO

 

Raridade! Pescador fisga 'vômito de baleia' no valor de R$ 1,1 milhão. VEJA FOTOS

 

Presença de água

 

Nasa descobre planeta com o tamanho da Terra em zona 'habitável' | Ciência  e Saúde | G1

Foto: Reprodução

 

O padrão de classificação criado pelos especialistas foi composto por fatores como: presença de água líquida, aspectos geomagnéticos e geotérmicos, entre outros. Além disso, há uma crença de que as estrelas orbitadas pelos astros superam o sol no quesito habitalidade porque possuem uma expectativa de vida mais longa.

 

“Não sabemos o suficiente sobre esses exoplanetas para dizer que eles possuem, de fato, condições de vida melhores do que aqui na Terra”, diz Gustavo Porto de Mello, Astrofísico do Observatório do Valongo, núcleo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Embora existam dados avançados na área, os cientistas são cuidadosos com as afirmações. Através de um comunicado oficial, eles ressaltaram que nenhum dos 24 astros analisados atende a todos os parâmetros de habitalidade.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

O estudo indica que a presença de água é fundamental para a existência de vida em um planeta e nesse ponto a ciência ainda não encontrou nada como a Terra. “É preciso cautela para fazer afirmações. Pouco se sabe sobre a evolução da vida nestes locais”, afirma Porto de Mello.

 

IstoÉ

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.