29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
17/08/2021

Pimentão macho e fêmea: verdade ou fake news?

Foto: DIVULGAÇÃO

Em relação ao gosto, Galhardo afirma que os masculinos são ideais para cozimento, enquanto os femininos “são mais doces, têm mais sementes e são melhores para comer crus”.

Usuários do Twitter reviveram, nos últimos dias, uma postagem do chef Danilo Galhardo, indicando que o popular vegetal pimentão teria inclinações de gênero masculino e feminino de acordo com o formato, consistência e sabor. Mas será que essa informação procede? Será que existem mesmo gêneros de pimentão?

 

Segundo o chef, em postagem compartilhada em fevereiro de 2020, o pimentão macho teria três ondas em sua porção inferior, contrastando as quatro ondas que existem no vegetal fêmea.

 

Em relação ao gosto, Galhardo afirma que os masculinos são ideais para cozimento, enquanto os femininos “são mais doces, têm mais sementes e são melhores para comer crus”.

 

Veja também 

 

Família vende tudo para comprar Bitcoin e resultado do investimento chama a atenção de muitas pessoas

 

Seis serviços que os correios oferecem e você talvez não conheça

Porém, apesar do esclarecimento prestativo, os dados estão errados botanicamente e o grupo de cultivares da espécie Capsicum annuum se destaca por apresentar propriedades hermafroditas, já que suas flores, além de liberarem pólen, são capazes de realizar autopolinização e de sofrer polinização externa, sendo elas que configuram o "sexo" de cada uma das plantas.

 

 

O formato dos vegetais não possui nenhum indicativo de gênero e, em especial no pimentão, ele sugere apenas uma particularidade genética, pois a quantidade de lóculos altera o visual e pode influenciar o comportamento do consumidor na hora da compra. Assim, quem procura os melhores vegetais tem como padrão o pimentão de quatro lóculos.

 

E o sabor?


O sabor dos pimentões, seja quando forem comidos crus ou cozidos, não tem nada a ver com a quantidade de lóculos ou com o suposto gênero do alimento. Seu gosto é primordialmente determinado pelas cores do pimentão e quanto mais forte for sua tonalidade de vermelho, maior o índice em escala "brix", ferramenta utilizada na indústria de alimentos para calcular a quantidade de açúcares nas comidas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Em contrapartida, os pimentões verdes ainda não estão completamente maduros e podem apresentar um sabor mais forte, com variações diferentes dependendo do paladar de quem experimentá-lo.

 

Fonte: Mega Curioso 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.