23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
19/01/2021

Posse de Joe Biden, um dia especial e diferente em Washington

Foto: Reprodução

O Capitólio, em Washington, em 16 de janeiro de 2021

Um dia de posse como nenhum outro em Washington. Joe Biden e Kamala Harris assumirão como presidente e vice-presidente dos Estados Unidos na quarta-feira (20) em uma capital deserta e ocupada pelo exército.

 

As autoridades pediram aos moradores de Washington para ficarem em casa e acompanharem virtualmente a posse do 46º presidente dos Estados Unidos para não correr riscos de contrair a covid-19. Também solicitaram que não viajassem de outros estados para a capital.

 

Mesmo que quisessem participar, os cidadãos seriam dissuadidos pelas forças de segurança mobilizadas na capital, após a invasão de apoiadores do presidente Donald Trump ao prédio do Congresso em 6 de janeiro, quando cinco pessoas morreram.

 

Veja também

 

Trump vai liberar entrada de brasileiros nos EUA

 

Manifestação na Áustria reúne 10 mil pessoas contra o uso de máscaras

 

O outro grande ausente da cerimônia será o próprio Trump.

 

Quando Joe Biden tomar posse, ele terá deixado Washington, quebrando a tradição de uma transição de poder pacífica e cortês.

 

O bilionário republicano com certeza já estará em seu clube em Mar-a-Lago, na Flórida (sudeste), quando Biden entrar no anfiteatro provisório construído a cada quatro anos na escadaria do Capitólio às 17h GMT (14h de Brasília).

 

“A todos os que perguntaram, não comparecerei à cerimônia de posse em 20 de janeiro”, disse laconicamente em uma de suas últimas mensagens no Twitter, antes que a rede social cancelasse sua conta indefinidamente.

 

Ele é o primeiro presidente desde Andrew Johnson, em 1869, a se recusar a comparecer à posse de seu sucessor.

 

Segundo a tradição, o presidente em fim de mandato e a primeira-dama dão as boas-vindas ao novo casal presidencial na manhã da posse e depois vão todos juntos para o Capitólio.

 

Donald Trump é também, desde o ataque de seus partidários contra a sede legislativa, um presidente rejeitado em Washington, cidade que lhe é profundamente hostil.



Ao contrário dele, o vice-presidente Mike Pence estará presente.

 

– Guarda Nacional convocada –

 

Desde a “insurreição” – nas palavras de Biden – contra o Congresso, o templo da democracia americana, a capital federal se tornou uma cidade entrincheirada.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Mais de 20.000 membros da Guarda Nacional – reservistas do exército – patrulham as ruas fortemente armados. 

 

Fonte: Revista IstoÉ

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.