25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
07/09/2021

Prefeitura de Manaus atua de forma integrada para garantir feriado tranquilo em dia de manifestações

Foto: Reprodução

João Viana / Semcom

A Prefeitura de Manaus atuou durante todo o feriado de 7 de setembro no monitoramento da capital, garantindo assim os serviços públicos essenciais e a segurança da população, que resolveu ir às ruas para exercer o seu direito de se manifestar. Junto ao Comitê de Enfrentamento de Crises e Gestão de Grandes Eventos, órgãos como Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Casa Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Secretaria de Segurança Pública do Estado puderam atuar de forma cooperada, garantindo o bem-estar dos cidadãos.

 

De acordo com o prefeito de Manaus, David Almeida, a prefeitura busca trabalhar de forma cada vez mais integrada. “A prefeitura precisa trabalhar de forma integrada, com transversalidade entre as pastas, para que haja sincronia e efetividade entre os serviços, inclusive com compartilhamento de informações com órgãos em nível governamental, que faz com que tenhamos uma maior condição de atender a população”.

 

Mais de 41 câmeras de monitoramento foram utilizadas pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC) para acompanhar as manifestações desta terça-feira. Segundo o superintendente do CCC, Sandro Diz, o objetivo é dar uma resposta imediata a qualquer eventualidade fora da normalidade.

 

Veja também

 

Moradores pedem ajuda para melhorias nas pontes do bairro Nova Esperança, Zona Oeste de Manaus. VEJA REPORTAGEM DO ‘PORTAL DO ZACARIAS’ AO VIVO

 

Manual de Placas do centro histórico tem colaboração entre Prefeitura de Manaus e Iphan-AM

 



“O principal objetivo do CCC é acompanhar a rotina da cidade e garantir a entrega de forma eficaz dos serviços públicos do município, atuando por meio do comitê, em eventos que fogem à normalidade da cidade, reunindo sempre os órgãos competentes, antecipando as ocorrências e oferecendo uma pronta-resposta”, explicou Diz.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Samu, disponibilizou 40 veículos para atender eventualidades decorrentes das manifestações, que se mantiveram pacíficas, sendo: quatro ambulâncias com equipe médica completa, 26 unidades básicas e dez motolâncias. Foram mais de 90 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos atuando neste feriado.

 

Fotos: João Viana / Semcom

 

Trânsito

 

Já o IMMU, acionou mais de 90 agentes de trânsito e fiscais de transportes para atuar nos principais cruzamentos da cidade e no entorno das manifestações para garantir fluidez nas vias e circulação dos pedestres.

 

Os agentes foram distribuídos para monitorar o Centro Cultural Povos da Amazônia, zona Sul (Bola da Suframa), Praça do Congresso no Centro, praça Largo do Mestre Chico, zona Sul e no Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste. Neste último, o número de agentes foi reforçado para poder atender a grande demanda de veículos e usuários do transporte coletivos que se deslocaram para participar do evento.

 

“Realizamos durante a semana toda uma programação de fiscalização em conjunto com outros órgãos da prefeitura. No entanto, tivemos que deslocar um efetivo maior aqui para a área da Ponta Negra, justamente para podermos controlar a entrada dos veículos que se deslocaram para esta área”, explicou Stanley Ventilari, diretor de operações do IMMU.

 

Ainda de acordo com o diretor de operações do IMMU, ao término da manifestação, houve a interdição no cruzamento da rotatória da avenida Coronel Teixeira com avenida do Turismo. “Nós fechamos a saída da rotatória em direção a avenida do Turismo, essa medida foi necessária para podermos proporcionar fluidez para os veículos que estavam saindo do evento. Se não fizéssemos a interdição, com certeza o tráfego teria ficado complicado no local”.

 

Além da Ponta Negra, os agentes também foram distribuídos para monitorar o Centro Cultural Povos da Amazônia, zona Sul (Bola da Suframa), Praça do Congresso, no Centro, e praça Largo do Mestre Chico, zona Sul.

 

Segurança

 

Junto com os agentes, a Guarda Municipal e a Defesa Civil colocaram mais de 150 servidores na rua, garantindo a segurança dos profissionais de trânsito.

 

“Desde ontem, o prefeito David Almeida determinou que nos reuníssemos no CCC, que é o Centro de Cooperação da Cidade, para fazer a integração entre as secretarias municipais, viabilizando as operações no dia de hoje”, destacou o secretário da Casa Militar, William Dias.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

Sobre o CCC

 

O CCC é uma ferramenta que está sendo entregue pela gestão David Almeida, com o objetivo de facilitar a rotina dos manauaras, por meio de tecnologia, reunindo os principais serviços públicos e dando uma pronta-resposta para a população. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.