28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
09/07/2021

Prefeitura de Rio de Janeiro cede à Conmebol e decide liberar 10% de público para a final entre Brasil e Argentina

Foto: Divulgação

Liberação acontece em caráter excepcional e limitada a 10% da capacidade de cada setor do estádio. Público sentado deverá obedecer um espaçamento mínimo de dois metros

 A Prefeitura do Rio de Janeiro cedeu à Conmebol, e o Maracanã terá público de convidados na final da Copa América. A presença desses torcedores será limitada a 10% da capacidade do estádio. O jogo entre Brasil e Argentina será realizado no sábado, às 21h (de Brasília).

 

A Prefeitura do Rio de Janeiro informou que a liberação acontece em caráter excepcional: a presença dos torcedores ficará limitada a 10% da capacidade de cada setor do estádio, que tem capacidade para 78 mil pessoas. Na última final da Copa América, a lotação máxima foi de 60 mil pessoas.

 

O público, sentado, deverá respeitar um espaçamento mínimo de dois metros entre cada pessoa ou família. A organizadora do evento, a Conmebol, ficará responsável pelo teste de Covid-19 em todos que entrarem no estádio dentro das 48 horas anteriores ao jogo: quem testar positivo não pode entrar.

 

Veja também

 

Neymar critica brasileiros que torcem pela Argentina: 'Vai pro c...'. VEJA

 

Final da Copa América terá 4400 torcedores brasileiros e estrangeiros, diz jornal argentino

 

Regras da Prefeitura para final da Copa América — Foto: Reprodução

Regras da Prefeitura para final da Copa América

 

O prefeito Eduardo Paes tentou separar esta liberação em relação à final da Copa Libertadores, em janeiro, quando o Rio multou a Conmebol por conta de aglomeração no Maracanã. Paes negou que recebeu pressão da entidade para abrir os portões do estádio desta vez.

 

- A gente teve a final da Copa Libertadores, liberamos para que tivesse 5 mil convidados. Eles concentraram todos em um só setor do Maracanã, o que foi um problema, a Prefeitura multou. A mudança é essa: 10% de cada setor do estádio, com um espaçamento grande entre as pessoas. São todos convidados da Conmebol e serão testados - disse o prefeito.

 

- Para ser honesto, não recebi pressão nenhuma. Não conheço ninguém da Conmebol nem da CBF. Soube pela imprensa da solicitação, a Secretaria de Saúde tomou a decisão com toda a liberdade. Não houve qualquer tipo de pressão. As regras são bastante aceitáveis. A gente não vê problema - completou.

 

Na final da Libertadores, em janeiro, convidados se aglomeraram em um setor do Maracanã — Foto: André Durão

Na final da Libertadores, em janeiro, convidados se

aglomeraram em um setor do Maracanã

 

O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, revelou que a Conmebol queria, em uma primeira solicitação, liberar metade do estádio, o que não foi aceito pela prefeitura.

 

- O pedido inicial da Copa América para a Prefeitura era realizar com 50% de público, e a gente não acha adequado. Liberamos 10% de cada setor do estádio, para evitar aglomeração. Todas as pessoas terão o ambiente controlado por testagem e separada por dois metros para não ter aglomeração - explicou.

 

- Não deixa de ser um evento teste para nós, neste momento em que as notícias já são melhores. E a gente começa, se Deus quiser, a viver uma transição - completou o prefeito Paes.

 

Eduardo Paes anunciou a liberação de público em entrevista coletiva nesta sexta — Foto: Reprodução YouTube

Eduardo Paes anunciou a liberação de público em

entrevista coletiva nesta sexta (Fotos: Reproduções)

 

Há dois meses, multa na final do Carioca

 

A liberação da Prefeitura ocorre menos de dois meses depois da proibição de convidados na final do Carioca, entre Flamengo e Fluminense. Na ocasião, depois de 150 convidados no primeiro jogo da decisão, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou multa na administração do Maracanã em R$ 14.060,72 pela presença do público.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Em nota oficial, o órgão apontou "infração sanitária gravíssima" e citou que não houve nenhum pedido de liberação para convidados por parte dos clubes ou da Ferj.

 

Fonte: GE

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.