24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
06/05/2021

Prefeitura libera visitação em cemitérios de Manaus neste fim de semana do Dia das Mães. VEJA REPORTAGEM DO 'PORTAL DO ZACARIAS' AO VIVO

Foto: Reprodução

Em regime excepcional, a Prefeitura de Manaus vai liberar a visitação aos dez cemitérios públicos de Manaus neste fim de semana do Dia das Mães, entre entre 6h e 20h, nos dias 7, 8 e 9/5, sexta-feira, sábado e domingo, respectivamente, e seguirá todos os critérios de segurança contra a proliferação do novo coronavírus.

 

Devido a pandemia, há um ano, a visitação em cemitérios está proibida. O decreto de liberação excepcional foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM). De acordo com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) foi montado todo um esquema estrutural para a situação, com logística de equipes de saúde, trânsito, ambulantes e outros.

 

Entre as medidas adotadas está a proibição da circulação de veículos dentro dos campos-santos. Assim como também pessoas sem uso de máscara e demais medidas adotadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O titular da Semulsp, Sabá Reis, destacou que essa abertura está sendo preparada com a consciência administrativa de todas as esferas do Executivo municipal, mas que o bom senso da população acarretará em um melhor resultado.

 

 Veja também

 

Sine Manaus oferta 136 vagas de emprego nesta sexta-feira. CONFIRA

 

Após perder tudo em incêndio mulher pede ajuda no programa ‘ROTA POLICIAL’ DO ‘PORTAL DO ZACARIAS’. VEJA VÍDEOS

 

“Iremos abrir para que as pessoas que tenham seus entes queridos aqui sepultados e não puderam vir neste prazo de um ano possam visitar as sepulturas. Mas pedimos cautela. Que evitem vir em grandes grupos e também em se estenderem por muito tempo nas visitações. O prefeito David Almeida orientou estendermos o prazo nestes três dias, assim como os horários de funcionamento, justamente para que a população pudesse se dividir e evitar aglomerações”, ressaltou.

 

Trabalho conjunto

 

A Prefeitura de Manaus montou toda uma logística para atender a população nesses três dias. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) vai colocar 140 agentes de trânsito para monitorar o trânsito no entorno dos principais cemitérios da cidade, a partir da meia-noite de domingo, 9/5, Dia das Mães. A medida visa possibilitar a fluidez de veículos e a segurança de pedestres, que irão visitar esses locais.

 

 

Nas áreas interditadas haverá orientação para desvios e opções de itinerário. Em outros cemitérios, os agentes de trânsito farão o monitoramento com o apoio de viaturas e motocicletas.

 

Veja como fica o trânsito nos principais cemitérios:

 

São João Batista

 

A rua Maceió, na zona Centro-Sul, será interditada à meia-noite de sábado, no trecho entre a rua Domingos Lima (atrás do Reservatório do Mocó) e a avenida Álvaro Maia. O fluxo será desviado à direita para a rua Domingos Lima e, posteriormente, à esquerda para a rua Santos Dumont, em direção à avenida Álvaro Maia. No sentido Centro/bairro, a Maceió será interditada somente no horário da missa (18h), no trecho entre a avenida Álvaro Maia e a rua Domingos Lima.

 

A avenida Álvaro Maia será também interditada à meia-noite de domingo no sentido Praça 14/Compensa, no trecho entre as ruas Maceió e Santos Dumont. O desvio será à esquerda para a rua Major Gabriel, permanecendo a direita livre para a rua Maceió em direção à avenida Darcy Vargas, até o horário da missa, às 18h.

 

Santa Helena

 

O fluxo de veículos nos corredores próximos ao cemitério Santa Helena, no bairro São Raimundo, zona Oeste, terá as seguintes alterações: a rua São Sebastião será interditada a partir da meia-noite de domingo, no trecho entre as ruas São Vicente e Jerônimo Ribeiro, atrás do cemitério.

 

Nossa Senhora de Aparecida (Tarumã)

 

A avenida do Turismo, zona Oeste, não será interditada. Apenas os retornos no canteiro central em frente ao cemitério serão fechados. Não será permitido o estacionamento de veículos na parte interna do cemitério, somente está permitida a entrada de carros fúnebres. Os veículos têm como opção de estacionamento o lado direito da via pública, em ambos os sentidos, respeitando a área frontal do cemitério para a travessia dos pedestres.

 

São Francisco

 

No Cemitério São Francisco, bairro Morro da Liberdade, zona Sul, a rua Coronel Pedro de Souza será interditada a partir das 5h da manhã de domingo, entre as ruas São Benedito e Brasília.

 

Ações

 

Durante os dias liberados para visitação nos cemitérios, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) vai garantir, de 8h às 20h, a ambientação sonora das áreas internas de seis cemitérios da cidade, proporcionando um maior acolhimento às famílias.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Haverá, também, a parceria da Casa Militar, das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminf), de Saúde (Semsa), e de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), além do Fundo Manaus Solidária.

 

VEJA REPORTAGEM DO 'PORTAL DO ZACARIAS'

AO VIVO:

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.