28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
12/07/2019

Presidente da CMM comemora adesão do cônsul de El Salvador à criação do polo tecnológico

Foto: Aguilar Abecassis / Dircom

O evento foi realizado na sala de cinema Silvino Santos, localizada nas instalações da própria CMM

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Joelson Silva (PSDB), participou na manhã da ultima quinta-feira (11), da cerimônia que marcou a adesão do cônsul honorário de El Salvador, Almicar Antônio Aguilar Baires, à Frente Parlamentar para Criação do Polo Tecnológico de Manaus.

 

O evento foi realizado na sala de cinema Silvino Santos, localizada nas instalações da própria CMM e, segundo o presidente, foi mais um passo importante de apoio na busca por alternativas sustentáveis para o desenvolvimento econômico da cidade e de todo o estado do Amazonas.

 

A Frente Parlamentar foi criada no último dia 3 e já ganhou a adesão de instituições como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Na CMM, o movimento também tem o apoio dos vereadores Ewerton Wanderley, Alonso Oliveira e Gedeão Amorim.

 

Veja também 

 

 Josué Neto afirma que existe um movimento para acabar com a Zona Franca

FCecon abre inscrições para Programa de Apoio à Iniciação Científica

 

O objetivo com a criação da frente é mobilizar e promover o debate entre diversos representantes da sociedade civil e Casas Legislativas, para a elaboração de um estudo técnico de viabilidade econômica. Esse estudo deve embasar a construção de uma legislação tributária diferenciada, que torne Manaus um ambiente atrativo para a indústria 4.0, para fomentar o ambiente tecnológico da capital amazonense a partir do estímulo a processos industriais mais eficientes, produtivos e modernos, além do desenvolvimento de novas tecnologias e inovação, por parte de empresas, institutos e startups.

 

De acordo com Joelson Silva, a meta é aglutinar cada vez mais apoio para a recuperação da economia local, com produção de atividades econômicas de desenvolvimento sustentável, voltados para a biodiversidade, além de mais investimentos em tecnologia.

 

“A gente quer discutir, debater e dar sugestões, apontar caminhos. É muito importante quando a Câmara toma essa decisão, no intuito de agregar todas as pessoas que querem bem á nossa cidade, ao nosso estado”, destacou o presidente da CMM.

 

Incentivo

 

Para o cônsul Almicar Antônio Aguilar Baires, a adesão à frente parlamentar representa muito mais que um apoio, mais um incentivo a mais para fazer com que Manaus e o Amazonas se inspirem em iniciativas de El Salvador, cuja economia cresce a 3,5% ao com inflação de apenas 0,5%.

 

“Não se pode pensar que a Zona Franca vai salvar o estado para o resto da vida. Precisamos investir em tecnologia, principalmente aplicada a agricultura”, afirmou o salvadorenho, que deve levar uma comitiva de empresários amazonenses para conhecer o país.

 

Parcerias

 

Joelson Silva ressaltou que o movimento precisa fazer parceria como a que foi feita com Israel, alegando que são países de ponta em relação a questão tecnológica.

 

“Temos recursos hídricos como ninguém tem no mundo. Uma bacia de água doce que é a maior do mundo, que a gente precisa saber explorar de forma sábia, sustentável, sem agredir a natureza, desenvolver as nossas riquezas e, para isso, precisamos dessas parcerias. A frente ainda vai dar muito o que falar”, disse.

 

Em sessão solene realizada em março deste ano, a CMM homenageou o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Avhraham Shelley e, na ocasião, Joelson Silva usou a tribuna da Câmara para elogiar a iniciativa do diplomata em visitar os estados brasileiros, o que para ele, mostra o quanto os países estão alinhados na busca do desenvolvimento tecnológico.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

O presidente da Câmara disse, ainda, que o momento foi oportuno para estreitar os laços com o estado de Israel e conversar sobre investimentos para a realização de pesquisas científicas.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.