19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
02/06/2021

Presidente Roberto Cidade recorre ao Governo Federal para ajudar municípios atingidos pela cheia

Foto: Evandro Seixas / Aleam

Deputado Roberto Cidade (PV), procurou o Governo Federal, solicitando ajuda humanitária para minimizar os prejuízos causados pela enchente.

Com 58 dos 62 municípios do Amazonas atingidos pela cheia dos rios, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Roberto Cidade (PV), procurou o Governo Federal, por meio de indicação, solicitando ajuda humanitária para minimizar os prejuízos causados pela enchente. Até o momento, mais de 455 mil pessoas foram afetadas.

 

Roberto Cidade lembrou que, nesta semana, o Rio Negro alcançou a marca de maior enchente da cidade de Manaus, 29,98 metros. O número histórico uma paisagem bonita ao centro da cidade, mas gera um grande transtorno e prejuízo à população afetada, diz o documento enviado ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

 

 “A cheia dos rios, acima do esperado para o período, além de desabrigar pessoas e alterar a rotina da população, atinge diretamente uma das principais fontes de renda das famílias do interior do estado e da zona rural de Manaus, a agricultura familiar”, pontuou.

 

Veja também

 

Roberto Cidade lança programa Doador Legal e espera recorde de doação de sangue


Roberto Cidade marca Audiência Pública para debater transporte hidroviário no Amazonas

 

Segundo a indicação, produtores agrícolas acumulam perdas da ordem de R$ 70 milhões (setenta milhões de reais), dado preocupante para um período já conturbado para a economia, como o da pandemia.


Cheias no Amazonas

 

O fenômeno da enchente e vazante dos rios da Bacia Amazônica já fazem parte do cotidiano do caboclo amazonense todos os anos. Entretanto, as mudanças climáticas do planeta têm afetado diretamente a maior bacia hidrográfica do mundo, fazendo com que fenômenos, antes raros, aconteçam com maior frequência nos últimos anos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

Exemplo disso são as cheias históricas no Estado do Amazonas, que durante muitos anos mantiveram-se em níveis aceitáveis, mas nos últimos anos tem alcançado níveis alarmantes, a exemplo da cheia do ano de 2012 e da atual que ainda está em curso. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.