19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
17/01/2020

Primeiras horas de reserva de vagas para novos alunos tem quase 40 mil acessos

Foto: Divulgação

Após as reservas on-line, os responsáveis precisam levar a documentação na escola para a confirmação da matrícula.

A matrícula de novos alunos nas redes pública municipal e estadual teve início à meia-noite desta sexta-feira, 17/1. Até às 10h30, foram feitas 38.730 reservas de vagas da Educação Infantil ao Fundamental e Médio, incluindo as modalidades Integral e Militar. Após as reservas on-line, os responsáveis precisam levar a documentação na escola para a confirmação da matrícula. 

 

Os números foram divulgados pelas Secretarias de Educação Municipal (Semed) e Estadual (Seduc) e a empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam).

 

A Educação Infantil foi a modalidade de ensino mais procurada com mais de 10 mil reservas realizadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei).

 

Veja também 

 

Procon-Amazonas notifica 32 postos por aumento do preço da gasolina

 

Número de técnicos de enfermagem contratados pela Susam chega a 2.534 

 

“Mesmo com esse total de reserva, a Semed ainda tem vaga disponível para Educação Infantil. Pode não ser na unidade de ensino na qual se deseja, mas a vaga existe. É importante que os pais garantam a vaga do seu filho e em outra oportunidade, aparecendo disponibilidade, solicitem uma transferência”, disse o subsecretário de Administração e Finanças da Semed, Thiago Sarubi. 

 

As reservas de vagas ocorrem até a segunda-feira, 20/1, e a entrega de documentos para efetivação de matrículas até a próxima quinta-feira, 23/1, para quem realizar o procedimento no último dia. 

 

Para o ano letivo de 2020, a rede pública disponibilizou mais de 220 mil novas vagas, das quais 151.641 são da rede estadual e 68.850 da municipal. O cronograma apresentado é válido para todas as unidades públicas estaduais e municipais, inclusive para as escolas com a gestão da Polícia Militar do Amazonas. 

 

Dados e demandas 

 

Segundo o monitoramento técnico realizado pela Prodam, durante as primeiras horas em que o sistema esteve aberto, 82% dos procedimentos foram realizados por meio de smartphones. Outra informação registrada é que mais de 72% das reservas foram realizadas por responsáveis do sexo feminino. 

 

O diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva, informou que desde a abertura das reservas de vagas, em dezembro, já foram feitos 112.513 acessos. “Nesta última etapa da matrícula dos novos alunos, nos primeiros dez minutos após a liberação do sistema, tivemos 13.691 reservas e esse número foi aumentando até chegarmos a 29.144 reservas às 8h da manhã”, detalhou. 

 

Ainda segundo João Guilherme, os investimentos em infraestrutura e modernização tecnológica garantiram o resultado positivo. “Para esta fase, a Prodam disponibilizou 25 servidores, que são máquinas virtuais capazes de processar, cada uma, mil requisições por segundo. Chegamos a ter quase 20 mil pessoas conectadas ao site e não tivemos nenhum registro de instabilidade”, declarou. 

 

A coordenadora de matrículas da Seduc, Irlanda Araújo, ressaltou que as reservas de matrículas podem ser feitas em qualquer escola e que sem entrega de documentos não há efetivação da matrícula e a vaga é perdida.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

“Após solicitar a reserva de vaga on-line ou presencial, o aluno tem até três dias úteis para comparecer à escola escolhida e confirmar a matrícula. Isso tem se dado de maneira regular. As grandes escolas têm um fluxo maior de atendimento, mas a própria escola faz a organização dividindo os alunos por série e colocando mais gente para efetivar essa confirmação de matrícula”, frisou.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.