28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
06/08/2020

Processo contra Flávio Bolsonaro está parado há quase seis meses no Senado

Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

Presidente do Conselho, Jayme Campos (DEM-MT), diz que aguarda parecer da Advocacia do Senado

Quase seis meses após ser apresentada, a representação contra Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no Conselho de Ética do Senado continua parada.

 

O presidente do colegiado, Jayme Campos (DEM-MT), diz que aguarda parecer da Advocacia do Senado sobre a representação feita pelo PSOL e subscrita por PT e Rede para deliberar se dá sequência à tramitação dela ou a arquiva.

 

Na representação contra Flávio no Conselho de Ética, entre outros fatores, os partidos citam suposta ligação dele com milicianos e a investigação do Ministério Público do Rio sobre suposto esquema de "rachadinha" no seu gabinete como deputado estadual.

 

Veja também


Bolsonaro tentou dar um golpe militar em maio, revela revista

 

 

Bolsonaro anuncia sanção de inclusão de micro e pequenas no Contribuinte Legal

 

— Na entrevista, ele confirma que houve crime. Ele tenta desassociar da 'rachadinha'. Mas ele é muito claro: o homem de sua confiança no gabinete pagava contas pessoais — diz a líder do PSOL na Câmara, Fernanda Melchionna.

 

Flávio disse, na entrevista publicada nesta quarta-feira, que os repasses para seu ex-assessor Fabrício Queiroz pagava contas pessoas dele. Segundo o senador, a origem desse dinheiro é lícita, sem relação com os possíveis desvios investigados em seu antigo gabinete na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

 

"Os atos são puníveis porque o representado, séria e robustamente acusado da prática de ilícitos contra a administração pública, quebra o decoro ao deixar de observar os deveres advindos dos princípios e valores social e constitucionalmente previstos", alegam os partidos, listando episódios que ligam o senador ao ex-capitão do Bope Adriano Nóbrega, morto em fevereiro, acusado de ser o chefe de um grupo criminoso formado por matadores de aluguel, que ficou conhecido como "Escritório do Crime".

 

O pedido foi apresentado em 19 de fevereiro. Na sequência, Jayme Campos o remeteu à Advocacia do Senado, em uma consulta sobre se a representação atende aos critérios constitucionais e regimentais para ser analisado pelo Conselho de Ética. O presidente do colegiado pode arquivá-lo em uma decisão monocrática. Procurado nesta quarta-feira, o senador disse que a Advocacia do Senado ainda não apresentou parecer.

 

Em junho, ao ser questionado sobre a demora do órgão para apresentar o parecer, Campos disse que o advogado-geral do Senado, Fernando Cunha, havia prometido enviar seu relatório "nos próximos dias". A Advocacia do Senado foi procurada pela reportagem, via assessoria de imprensa da Casa, e não retornou o contato.

 

Fernanda Melchionna diz que o departamento jurídico do PSOL analisa acrescentar aditivo ao processo contra Flávio no Conselho de Ética com o conteúdo da entrevista dele ao GLOBO.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp

 

O líder da minoria no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), concorda com a avaliação de Melchionna sobre as declarações do senador.

 

— É quase uma confissão de culpa, que reforça a nossa representação — diz. 


O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.