19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
16/10/2020

Professor é decapitado perto de Paris; 'Atentado terrorista', diz Macron

Foto: Reprodução

Homem considerado suspeito de ter cometido o crime foi morto por policiais. Segundo a imprensa francesa, vítima tinha mostrado caricatura de Maomé aos alunos em uma aula sobre liberdade de expressão. 4 foram detidos.

 Um professor foi decapitado nesta sexta-feira à tarde (16) na localidade de Conflans Saint-Honorine, nos arredores de Paris. De acordo com a imprensa francesa, os policiais mataram o homem considerado suspeito de ter cometido o crime após ele se recusar a entregar a faca que portava.

 

Quatro pessoas próximas ao homem considerado suspeito, incluindo um menor, foram detidas. Segundo a imprensa francesa, um deles é menor de idade.

 

O ataque aconteceu por volta das 17h locais (12h de Brasília), perto de uma escola, segundo as fontes policiais. A Procuradoria Nacional Antiterrorista da França abriu uma investigação por "assassinato em conexão com uma empreitada terrorista" e "associação criminosa terrorista".

 

Veja também

 

Macron: terroristas 'não passarão' por cima de valores democráticos

 

EUA rejeitam proposta russa para prorrogar pacto sobre armas nucleares

 

De acordo com a imprensa francesa, a vítima do agressor havia ministrado recentemente aulas sobre liberdade de expressão e mostrou aos alunos a caricatura de Maomé, profeta do islamismo.

 

Depois do ataque, o suspeito fugiu com uma faca, mas foi encontrado pelas forças de segurança. Após não entregar a faca e se mostrar agressivo, os policiais decidiram neutralizá-lo. Um grupo antibomba constatou que ele não portava explosivos.


O homem considerado suspeito de cometer crime tinha 18 anos, segundo a imprensa francesa, e nasceu em Moscou. Até a última atualização desta reportagem, as autoridades da França não haviam divulgado outros detalhes da identidade da vítima ou do agressor.

 

Macron: 'Atentado terrorista'

 

Polícia prende quatro após decapitação de professor na França - Jornal O  Globo

 

O presidente da França, Emmanuel Macron, participou de um gabinete de crise que foi aberto após o ataque, informou o governo. O ministro do Interior, Gérald Darmanin, estava em viagem ao Marrocos e voltou às pressas a Paris.

 

Professor que mostrou caricaturas de Maomé é decapitado perto de Paris -  ISTOÉ Independente

 

Macron visitou o local do crime, que considerou um atentado terrorista islamista. "Um de nossos compatriotas foi assassinado hoje porque ele ensinava seus alunos sobre liberdade expressão, liberdade de crer ou de não crer", afirmou.

 

Professor é decapitado perto de Paris; 'Atentado terrorista', diz Macron |  Mundo | G1

Fotos: Reproduções

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

"Não é por acaso que foi um professor que esse terrorista matou. Porque ele queria matar a república nos seus valores, as luzes, a possibilidade de fazer nossas crianças cidadãs livres — de onde quer que elas venham, seja se creem ou se não creem e seja qual for sua religião", disse Macron.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.