23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
18/12/2019

Programa ‘Melhor em Casa’ capacita fisioterapeutas das unidades de saúde

Foto: Michell Mello/Secom

Programa ‘Melhor em Casa’ capacita fisioterapeutas

O Programa “Melhor em Casa”, em parceria com o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. João Lúcio Pereira Machado, realiza de hoje até quinta-feira (17 a 19/12) o “Curso Teórico-Prático em Ventilação Mecânica Domiciliar (VMD)” para fisioterapeiras das unidades hospitalares de urgência e emergência.

 

“Vimos a necessidade de um treinamento para qualificar os Profissionais Fisioterapeutas da equipe do Programa ‘Melhor em Casa’, visando a melhoria nos atendimentos da Atenção domiciliar e devido ao aumento na demanda de pacientes do SUS que necessitam de manutenção de ventilação mecânica domiciliar”, explicou a gerente de Assistência Domiciliar e Programas Comunitários da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Leida Bressane.


De acordo com a gerente, o foco do treinamento é a desospitalização de pacientes que têm perfil para serem acompanhados em domicílio. “Nós faremos também uma discussão sobre a implantação de um protocolo para ventilação mecânica em domicílio”, disse.

 

Veja também

Centro de Reabilitação Antônio Aleixo é habilitado pelo Ministério da Saúde como centro de especialização em tratamento para PCDs

 

Regularização ambiental é tema de capacitação técnica promovida pelo Idam nesta semana

Dentre os assuntos que serão tratados no curso estão conhecimentos básicos sobre os princípios da VMD, bem como os cuidados necessários do usuário durante a ventilação mecânica realizada no domicílio, identificação das maiores dificuldades enfrentadas pelos fisioterapeutas em relação ao manejo do aparelho no domicílio, avaliação da viabilidade e segurança da utilização da VMD nos serviço de atenção e definição do perfil socioeconômico dos pacientes em VMD e familiares.

 

Sobre o “Melhor em Casa” – O programa reúne um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e de reabilitação, realizadas em domicílio por equipes multiprofissionais. Atualmente, 520 usuários são atendidos pelo programa em Manaus.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Uma das finalidades do “Melhor em Casa” é reduzir o tempo de internação hospitalar de pacientes que estejam com o quadro estabilizado, sem agravamento, mas ainda necessitando de cuidados sistemáticos, como curativos, trocas de sonda, medicação, fisioterapia respiratória, entre outros procedimentos terapêuticos ou profiláticos, que podem ser realizados em casa.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.