23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
14/09/2019

Projeto Farmácia Viva entrega fitoterápicos para idosos em UBS no Coroado

Foto: Divulgação

Ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)

 A Prefeitura de Manaus realizou na manhã da ùltima quinta-feira, 12/9, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ivone Lima, no bairro Coroado, zona Leste, uma atividade de educação e saúde para membros do grupo de idosos ‘Vida Ativa’.

 

Na ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram repassadas orientações sobre o uso e entregues envelopes contendo porções da erva Justicia pectoralis, eficaz no tratamento de tosses e secreções no peito.

 

Segundo a profissional de Educação Física, Silvia Borges, uma das coordenadoras do grupo de idosos, o trabalho de orientação e conscientização é importante para que os idosos possam saber como é importante ter orientações técnicas sobre o uso dessa e de outras ervas medicinais.

 

Veja também

 

'Minha mãe foi assassinada', diz filho de idosa morta no incêndio no Hospital Badim

 

Assaltante mata cúmplice após dupla brigar enquanto tentava roubar porco no PR

 

 

“Em decorrência da gripe, muitos desses idosos apresentaram sinais de expectoração, e a parceira com o Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), por meio do projeto Farmácia Viva, resultou positivamente orientando e oferecendo aos usuários o uso da erva”, aponta Silvia.

 

 

A Semsa desenvolve o projeto Farmácia Viva que tem como objetivo a utilização de plantas medicinais, já aprovadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto consiste desde a plantação e cultivo até a finalização farmacêutica e entrega.

 

 

De acordo com o farmacêutico Fábio Markendorf, fiscal da Visa Manaus, a UBS Ivone Lima é a primeira a desenvolver o projeto e a perspectiva, baseada no resultado e aceitação da população, é expandir o projeto para toda a rede municipal de saúde. “Neste momento é importante a opinião dos usuários e também observar os efeitos que as ervas terão no organismo das pessoas”, ressalta o farmacêutico.

 

Fotos: Divulgação

 

A difusão e uso de medicamentos fitoterápicos é uma das alternativas de tratamento para doenças diagnosticadas na Atenção Primária, oferecendo à população produtos livres de aditivos industrializados e sem risco de efeitos colaterais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

A dona de casa Lúcia Maria Pinto, 63, faz parte do grupo de idosos ‘Vida Ativa’ desde a fundação e conta que opta por remédios naturais por acreditar ter um efeito positivo sobre o organismo. “Esse remédio vai me ajudar muito porque desde que tive gripe senti que não fiquei boa de secreções no peito. Acredito que fazer uso dessa medicação é melhorar a qualidade de vida”, afirmou.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.