20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
01/06/2019

Quando é ou não normal ter pequeno sangramento fora do período menstrual?

Foto: Reprodução

A primeira coisa que você deve saber é que a secreção vaginal é muito necessária

Se você já encontrou uma mancha de sangue na calcinha, mas não está menstruando, é bem provável que tenha se assustado um pouco. A primeira coisa que passa pela cabeça é questionar se isso é normal e qual pode ser a causa: Devo ir ao médico? Será que é algo grave? Acontece com todo mundo?

 

A primeira coisa que você deve saber é que a secreção vaginal é muito necessária, pois é um mecanismo que o corpo usa para manter a região limpa. Esta substância é produzida nas glândulas do colo do útero, e seu objetivo principal é expulsar células mortas e bactérias.

 

Veja também 

Saiba o que significa se o seu parceiro vira de costas na hora de dormir

 

Geralmente, é transparente ou branco leitoso - se você notar um tom amarelo, esverdeado ou cinza, ou se tiver espuma, pode ser sintoma de uma infecção. Embora a quantidade e a consistência possam variar durante o ciclo menstrual, existem algumas mudanças que não são normais.

 

Pequena mancha de sangue


 

Na maioria das vezes, surge uma semana após o término do sangramento menstrual. Isso ocorre porque o fluxo "varre" os últimos remanescentes da menstruação anterior. Se isso não acontece com freqüência, então não há nada para se preocupar, é apenas o sistema reprodutivo feminino fazendo sua limpeza.

 

Fluxo rosado


Neste caso, a quantidade de sangue é muito pequena e, portanto, o fluxo tem um tom rosa. Geralmente ocorre durante a fase de ovulação, pois durante o derramamento do folículo, os vasos sanguíneos podem se romper. Se isso acontecer com frequência e você também apresentar outros sintomas, como dor abdominal ou febre, é provável que seja alguma disfunção ovulatória.

 

Corrimento com sangue no atraso da menstruação


 

Algumas mulheres podem confundir corrimento vaginal com sangue e menstruação, daí a importância de manter um calendário de ciclo. Recomenda-se também que a atividade sexual, com e sem proteção, seja incluída neste calendário, uma vez que a ausência de menstruação e a presença de sangue no fluxo podem sinalizar uma gravidez ectópica.

 

Este tipo de gravidez ocorre quando o óvulo é implantado em algum lugar diferente do útero, como o colo do útero ou as tubas uterinas. Como o óvulo adere a uma área que não está pronta para a gravidez, ocorre sangramento. Também pode haver outros sintomas, como dor pélvica e febre.

 

Sangrar só um dia, no meio do ciclo


Se ocorrer apenas uma ou duas vezes, e não houver outros sintomas, como dor, febre ou alteração do olfato no fluxo, pode ser devido ao uso de contraceptivos (pílulas, DIU, etc.). Isso ocorre porque seu corpo está se ajustando à carga de hormônios que recebe, o que também pode alterar a duração e a regularidade de seu ciclo nos primeiros meses.

 

Fluxo com sangue após atividades físicas


Esse tipo de fluxo ocorre antes ou depois do período menstrual e sempre aparece após a realização de atividades físicas ou sexuais. Neste caso, pode ser um sinal de erosão cervical, geralmente causada por um crescimento anormal do tecido que reveste o útero. A melhor coisa é ir ao médico para investigar o quadro.

 

Sangue com cheiro desagradável

 

 

A presença de sangue e mau cheiro são sinais de alerta, pois podem ser sintomas de uma infecção ou doença mais grave. Não importa se você só detectou uma vez, visite o especialista o mais rápido possível.

 

Sangramento abundante


O fluxo com grande quantidade de sangue, quando prolongado e acompanhado por dor no abdômen, na região lombar ou na pelve, pode ser sinal de endometriose. Esta doença é caracterizada pelo crescimento do tecido uterino fora do útero: nos ovários, nas trompas, no intestino ou na bexiga. Se este for o seu caso, não pense duas vezes e vá ao médico.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Outros casos


Se você não tem nenhum outro tipo de desconforto e seu ciclo é muito regular, o fluxo sanguíneo pode ser devido a doenças como diabetes, complicações renais, problemas de coagulação, etc. Em qualquer caso, é melhor consultar o médico.

 

Vix.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.