25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
17/01/2020

Quem foi Goebbels e por que copiá-lo é um risco à democracia

Foto: Divulgação

Joseph Goebbels foi responsável por fazer proliferar os ideais nazistas na Europa

O discurso do secretário de Cultura do governo Bolsonaro , Roberto Alvim, na última quinta-feira (16) se assemelhou aos feitos pelo ministro de Informação e Propaganda da Alemanha no período nazista, Joseph Goebbels.

 

Conhecido como "braço-direito" de Adolf Hitler, o propagador das ideias nazistas usou propaganda, cultura e falas fortes para idealizar uma nova política que defendia o ódio e a superioridade da "raça ariana".

 

As semelhanças nos discursos de Alvim e Goebbels são evidentes:

 

Veja também 

 

Bolsonaro demite secretário que usou frase de nazista

 

Toffoli suspende portaria de Moro com regras para atuação da PRF em operações


"A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada", afirmou Alvim.

 

Na década de 1930, segundo o biógrafo Peter Longerich, Joseph Goebbels discursou assim:
"A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada".

 

Para o historiador Maurício Fontana, uma autoridade brasileira copiar o discurso de Goebbels é um risco à democracia.
"Goebbels foi o principal aliado de Hitler no sentido de difundir o nazismo pela Alemanha. Ele sabia fazer isso muito bem, usando principalmente a música e o teatro.

 

Alvim fala ao som de uma composição de Richard Wagner, o mesmo músico utilizado por Goebbels. O ministro do nazismo, como ficou conhecido, nunca defendeu uma pluralidade de ideias, muito pelo contrário, levou ao seu público que apenas o que vinha da Alemanha era puro e correto. Defender ações desse tipo é atacar a democracia".

 

Fontana explica que o ministro da Propaganda de Hitler, muitas vezes, era usado para que a defesa do comandante alemão fosse espalhada por todos os cantos da Europa.

 

"Ele era visto como um herói pelos alemães naquele período. Ele levava mais do que o que as pessoas queriam ouvir, mas o que Hitler queria que elas ouvissem".

 

O historiador ainda alerta que o discurso de Goebbels era, na maioria das vezes, recheado de mentiras. A tática, inclusive, era exaltada pelo próprio.

 

"A frase 'uma mentira dita mil vezes se torna uma verdade' é atribuída a Goebbels. Ele realmente acreditava nisso e sabia que tinha que se impor nos discursos para que as pessoas 'comprassem' o ideal nazista", explica Fontana.

 

Quem foi Joseph Goebbels


Doutor em Filosofia pela Universidade de Heildelberg, Joseph Goebbels entrou para o Partido Nazista em 1924 e, dois anos depois, foi nomeado líder distrital de Berlim. Neste período, conheceu Adolf Hitler mais de perto e se encantou com as ideias de quem chamava de "líder supremo de uma nação suprema".

 

Com grande interesse pela propaganda, levou ao 'Fuhrer' a necessidade de se criar um núcleo de propagação das ideias para que todos os alemães entendessem do que realmente se tratava o nazismo.

 

Nomeado Ministro da Propaganda em 1933, permaneceu no cargo até 1945, saindo apenas após a queda de Adolf Hitler.

 

Durante a sua gestão, defendeu a "guerra total" contra judeus e pessoas que não estivessem compactuadas com os ideais nazistas, bem como o controle absoluto da imprensa pelo Estado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Goebbels morreu no dia 1º de maio de 1945, após se suicidar com cianeto depois de matar sua esposa e seus filhos. Meses antes, o 'braço-direito' de Hitler já anunciava que a derrota na Segunda Guerra Mundial seria inevitável e que só a morte poderia trazer o verdadeiro orgulho ao povo alemão.

 

IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.