29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
20/07/2021

Raro peixe-lua é encontrado morto em praia nos EUA

Foto: Seaside Aquarium

Especialistas do aquário da Seaside, cidade próxima à fronteira com o Canadá, recolheram o animal e o colocaram em câmara fria para estudá-lo. Espécie costuma viver em mar aberto, longe do litoral.

Um raro espécime de peixe-lua foi encontrado morto em uma praia do Oregon, nos Estados Unidos, na semana passada, informaram os pesquisadores do aquário da cidade de Seaside.

 

O animal, também chamado de peixe-opah, chama a atenção pela sua coloração avermelhada e tamanho: ele pode alcançar os 2 metros de comprimento e pesar até 270 kg.

 

Os especialistas do aquário da cidade que fica próxima à fronteira com o Canadá recolheram o animal e o colocaram em uma câmara fria para que ele possa ser estudado posteriormente.

 

Veja também

 

Fóssil há muito tempo perdido revela ser de uma lula-vampira-do-inferno de 30 milhões de anos

 

Conheça a fruta milagrosa capaz de mudar o sabor das coisas

 

Os cientistas informaram em um comunicado que peixes desta espécie costumam viver em mar aberto e profundo, longe do litoral – e são bastante raros nesta região.

 

Eles se alimentam principalmente de krills, semelhantes a pequenos camarões, e seu aparecimento em águas mais rasas poderia estar relacionado às mudanças climáticas.


Sangue quente

 

Peixe-lua encalha em praia do Oregon, nos EUA, em 14 de julho de 2021 — Foto: Seaside Aquarium

 

Um estudo de 2015, publicado pela revista "Science", apontou que o opah é o primeiro peixe de sangue quente conhecido pela ciência.

 

A característica incomum lhe confere uma vantagem competitiva nas profundezas frias do oceano: com barbatanas que batem constantemente, o animal se mantém aquecido e com um reflexo rápido.

 

Alguns outros peixes, como o atum e certos tubarões, podem aquecer partes de seus corpos e músculos para melhorar o desempenho nas profundezas frias, mas seus órgãos internos rapidamente ficam frios, forçando-os a subir para águas pouco profundas para se aquecer.

 

Pesquisador do aquário de Seaside, em Oregon, nos EUA, segura peixe-lua encontrado morto em praia. Foto de 14 de julho de 2021 — Foto: Seaside Aquarium

Foto: Seaside Aquarium

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.
 

Pesquisador do aquário de Seaside, em Oregon, nos EUA, segura peixe-lua encontrado morto em praia. Foto de 14 de julho de 2021

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.