25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
20/01/2021

Rede cita 'diversos equívocos' e pede ao STF que afaste Pazuello do cargo

Foto: Reprodução

Partido alegou que erros do ministro na pasta da Saúde "causaram a morte de mais de 210 mil cidadãos brasileiros"

O partido Rede Sustentabilidade pediu ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), o afastamento do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, do cargo. O motivo é a condução da política de enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Brasil. Foi dado destaque em especial à situação do Amazonas, onde a falta de oxigênio levou à morte de pacientes, situação que começa agora a ser vista também no Pará.

 

O partido alegou "diversos equívocos, incluídos os de logística, na condução das atividades ministeriais durante a pandemia do Coronavírus , que, infelizmente, causaram a morte de mais de 210.000 cidadãos brasileiros , sendo que alguns não tiveram sequer a chance de lutar pela vida, por não terem oxigênio".

 

Em outro trecho, a agremiação política destacou a postura negacionista do presidente Jair Bolsonaro e os "nítidos equívocos de planejamento quanto à aquisição dos insumos".

 

Veja também 

 

Microbiologista pede 'personalidade menos bundona' de Pazuello

 

'Não há resposta positiva de saída até agora', diz Pazuello sobre importação de vacina da Índia

 

"Foram seringas não compradas à espera da providência quase divina de que Estados e Municípios tivessem estoque suficiente; foi oxigênio não fornecido tempestivamente para o Estado do Amazonas , o que ocasionou uma situação caótica na semana passada, com centenas de pessoas morrendo, literalmente, asfixiadas", diz trecho do documento, acrescentando ainda o aumento do imposto, posteriormente revogado, sobre a importação de tanques de oxigênio.

 

Foram feitos ainda outros dois pedidos. O primeiro deles para o governo federal especificar o estoque de oxigênio disponível no Brasil, em especial no Norte, detalhando ainda os estados que tenham solicitado ajuda ao Ministério da Saúde. O segundo é que o governo federal apresente em até 24 horas um planejamento para entregar oxigênio aos estados da Região Norte e que faça o "provisionamento imediato" do produto na região para durar pelo menos 30 dias.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

A petição foi protocolada na ação apresentada pelo próprio partido em outubro do ano passado, que tem Lewandowski como relator, com o objetivo de impedir que o presidente desautorizasse a aquisição da CoronaVac, a vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e testada no Brasil e parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo. O estado é governado por João Doria, um ex-aliado que hoje é adversário de Bolsonaro.

 

Fonte: iG 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.