28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
02/03/2020

Revelações: Vaticano abre arquivos sobre papa Pio XII e nazismo

Foto: Reprodução

Revelações: Vaticano abre arquivos sobre papa Pio XII e nazismo

Pontífice é acusado de ter se omitido diante da perseguição feita aos judeus pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

 

O Vaticano abriu nesta segunda-feira (2) os arquivos secretos relativos ao pontificado de Pio XII (1939-1958), acusado de não ter se oposto à perseguição de judeus pelos nazistas .

 

A iniciativa havia sido anunciada pelo papa Francisco há cerca de um ano, e a data foi escolhida por marcar o aniversário da eleição de Eugenio Pacelli para o trono de Pedro.

 

Veja também

 

EUA assinam acordo de paz com o Taleban e devem retirar tropas do Afeganistão

 

EUA anunciam acordo para retirada de tropas do Afeganistão

 

Pio XII é acusado de ter se omitido perante os horrores do Holocausto, especialmente por não ter condenado publicamente o nazismo e a matança de judeus Segunda Guerra Mundial.

 

Já o Vaticano alega que Pacelli promoveu uma diplomacia de bastidores para salvar o maior número possível de pessoas, inclusive abrigando judeus em igrejas e conventos na Itália .

 

"A figura do Papa emerge em toda a sua grandeza, como defensor da humanidade e autêntico pastor universal. Pacelli foi um diplomata corajoso. Como Papa, mostrou uma caridade ilimitada, nem sempre compreendida e compartilhada até mesmo dentro dos muros do Vaticano", disse o secretário para as Relações com Estados da Santa Sé, monsenhor Paul Gallagher, ao site Vatican News.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Segundo Gallagher, os arquivos evidenciarão os "esforços" de Pio XII para "salvar pessoas perseguidas e necessitado sem perigo". "Emergirá, seguramente, também o ódio do nazismo contra a Igreja Católica e o próprio Papa", garantiu.

 

IG

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.