19 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
12/06/2024

São Valentim X Dia dos Namorados: Entenda por comemorações acontecem em datas diferentes

Foto: Reprodução

Brasileiros celebram data romântica em 12 de junho, enquanto as comemorações o redor do mundo, em geral, costumam ser em 14 de fevereiro, dia dedicado a São Valentim.

Enquanto que o Brasil celebra o Dia dos Namorados em 12 de junho, boa parte do mundo, sobretudo no hemisfério norte, comemora a data mais romântica do ano em 14 de fevereiro, Dia de São Valentim.

 

Antes de mais nada, vamos marcar aqui três datas:

 

14 de fevereiro: Dia de São Valentim e data que é consenso em boa parte do mundo como o dia dos namorados, principalmente no hemisfério norte.

 

Veja também

 

Caçadores de tempestades encontram granizo do tamanho de um abacaxi: recorde

 

Ciência explica por que repetimos padrões de relacionamento?

 

12 de junho: oficialmente é o Dia dos Namorados no Brasil (mas, atenção: é uma data simbólica e não é considerada feriado).

 

13 de junho: Dia de Santo Antônio que, segundo a igreja católica, é o santo casamenteiro.

 

E por que as divergências? Bem, essa é um pergunta que não tem uma resposta exata. Envolve culturas, lendas e tradições regionais.

 

SÃO VALENTIM

 

Das histórias que cerceiam o Dia de São Valentim como o Dia dos namorados, uma das mais famosas diz que ele foi um padre em Roma condenado à morte por desobedecer o imperador Cláudio II.

 

Segundo contam, o imperador proibiu casamentos por acreditar que homens casados se tornavam piores soldados. Mas Valentim, discordando do imperador, seguiu organizando cerimônias em segredo.

 

Então, quando o imperador descobriu isso, ele imediatamente determinou que o padre fosse preso e condenado à morte. Mas, segundo a história, na prisão Valentim se apaixonou pela filha de um carcereiro. E no dia do cumprimento da sentença de morte, enviou uma carta de amor para ela assinando "do seu Valentim."

 

Daí teria se originado a prática até hoje cultuada de enviar cartões para pessoa amada no dia 14 de fevereiro. Dois séculos depois, data passou a ser efetivamente comemorada quando o papa Gelásio instituiu o Dia de São Valentim.

 

12 DE JUNHO NO BRASIL

 

No Brasil, o Dia dos namorados em 12 de junho surgiu em 1948 a partir de uma necessidade comercial. O idealizador foi o publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr.

 

Na época, ele havia sido contratado por uma loja que desejava melhorar o resultado das vendas em junho, segundo a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP).

 

Inspirado no Dia das Mães, ele resolveu instituir uma outra data para a troca de presente e, assim, aquecer o comércio em uma época considerada fria. E escolheu o dia 12, porque era véspera do dia de Santo Antônio (o que nos leva à terceira parte desta explicação...).

 

DIA DE SANTO ANTÔNIO

 

Também chamado de Santo Antônio de Lisboa por causa da cidade portuguesa onde ele nasceu em 1195, o santo tem uma ligação particular com a igreja no Brasil, onde três arquidioceses e 11 dioceses o tomam como padroeiro ou titular, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

Sua data é comemorada em 13 de junho, na esteira dos santos celebrados nas festas juninas, que comemoram também São João, em 24 de junho, e São Pedro, em 29 de junho.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Santo Antônio ganhou a fama de ser casamenteiro porque, em certa ocasião, segundo a igreja católica, teria intercedido por uma jovem de Nápoles, no sul da Itália, que queria se casar, mas não tinha o valor do dote, como explicou o Padre Elílio de Faria Matos Júnior, da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG).

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.