29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
16/07/2019

Seminário com conselhos escolares rurais reúne 200 participantes

Foto: Cleomir Santos / Semed

Os conselhos são órgãos colegiados que debatem, acompanham e deliberam sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras das escolas

Aproximadamente 200 participantes dos Conselhos Escolares das escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, da Prefeitura de Manaus, se reuniram nesta terça-feira, 16/7, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), no conjunto Vila Amazonas, Zona Centro-Sul, para o Seminário Distrital dos Conselhos Escolares, que teve como objetivo discutir questões pertinentes a atuação e melhoria destes conselhos nas comunidades onde as escolas estão presentes.

 

A ação é uma iniciativa da Divisão de Apoio à Gestão Educacional (Dage), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da coordenação de conselhos escolares. Segundo o assessor Luiz Carlos Albuquerque, esta é a sexta divisão que participa do seminário, que reúne presidente, tesoureiro e presidente da comissão fiscal de cada conselho e discute quatro temas fundamentais.

 

Veja também 

 

IBGE abre 400 vagas para analista censitário em todo o país


Novo espaço cultural inaugura nesta sexta-feira, no Centro de Manaus

 

“O encontro é para discutirmos temas que podem ser trabalhados pelo conselho escolar como cidadania, aproveitamento significativo do tempo pedagógico, direitos humanos e desenvolvimento da igualdade social. Além de como o Conselho Escolar pode trabalhar com sua comunidade essas questões”, comentou Albuquerque.

 

Os conselhos são órgãos colegiados que debatem, acompanham e deliberam sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras das escolas. São formados por representantes da comunidade escolar e local. Podem participar representantes de pais, alunos, professores, demais funcionários da escola, membros da comunidade local e o diretor da unidade escolar.

 

Foto: Cleomir Santos / Semed

 

Por conta da presença de diversos comunitários de escolas rurais e ribeirinhas, o deslocamento é mais complicado. No entanto, o gerente administrativo da DDZ, Mário Nunes, apontou que a participação de todos é vital. “É um pouco difícil trazer todos esses membros, mas a gente faz esforço porque entendemos a importância desse momento e dessas discussões, que vão refletir mais na frente com um conselho escolar atuante”, pontuou.

 

Para o gestor da escola municipal Manoel Adriano, Raimundo Fernandes, que participa há dois anos destes encontros, a atividade permite um intercâmbio importante entre as unidades de ensino e os conselhos escolares. “Contribui muito esse intercâmbio entre o conselho e a Semed, contribui como estímulo, traz novos conhecimentos e nos fortalece por ajudar a ser mais atuantes dentro da comunidade. Esta é um tipo de atividade que deve ser contínuo”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

A próxima DDZ a participar do Seminário será a Oeste, no dia 23/7. O encontro acontecerá na escola municipal Desembargador Cândido Honório, no bairro Alvorada, na Zona Oeste.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.