23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
27/09/2020

Senadores dos EUA querem vetar série que 'propaga comunismo'

Foto: Divulgação

O projeto de adaptação de O Problema Dos Três Corpos está sendo sendo desenvolvido por David Benioff e D.B. Weiss, criadores da série Games

Cinco senadores do Partido Republicano dos Estados Unidos, o mesmo do presidente Trump, pediram à Netflix que reconsidere a decisão de transformar em série o best-seller sci-fi O Problema Dos Três Corpos. O motivo? O autor Liou Cixin é chinês e propaga a "perigosa propaganda" do Partido Comunista.

 

O projeto de adaptação de O Problema Dos Três Corpos está sendo sendo desenvolvido por David Benioff e D.B. Weiss, criadores da série Games of Thrones, em parceria com o cineasta Rian Johnson, que dirigiu Guerra nas Estrelas: O Último Jedi, e com produção da empresa de entretenimento Plan B, de Brad Pitt.

 

Embora os senadores não tenham acusado este quarteto, afirmam que o autor chinês é comunista, apontando uma entrevista que ele concedeu à revista The New Yorker em junho.

 

Veja também 

 

Polícia prende 10 pessoas em protesto contra confinamento em Londres

 

França abre investigação para apurar ataque com faca em Paris

 

Ao ser questionado sobre o destino da minoria muçulmana uigur, alvo de detenções em massa em campos de concentração na China, Liu Cixin defendeu as autoridades chinesas.

 

"Você preferiria que [os uigures] estivessem mutilando corpos em estações de trem e escolas em ataques terroristas?", respondeu Liu. "De qualquer maneira, o governo está ajudando sua economia e tentando tirá-los da pobreza", completou o escritor ao The New Yorker.

 

Em seu recente lançamento Mulan, a Disney também agradeceu as autoridades chinesas da região em que as detenções em massa ocorreram - e onde a adaptação da fábula chinesa foi filmada.

 

Os senadores não acusaram a Disney de defender o comunismo chinês, mas enviaram uma carta ao chefe de conteúdo da Netflix, Ted Sarandos, denunciando Liu por "repetir como um mantra a perigosa propaganda" do Partido Comunista.

 

Os políticos afirmam que a empresa americana está "proporcionando uma plataforma para Liu produzir este projeto".

 

"Pedimos à Netflix que reconsidere seriamente" a decisão, conclui o texto.

 

"O Problema dos Três Corpos" é o primeiro livro de uma trilogia composta ainda por "A Floresta Sombria" e "O Fim da Morte". Todos foram lançados no Brasil pela editora Suma.

 

Foto: Divulgação 


Ao anunciarem a adaptação, os criadores de "Game of Thrones" descreveram a obra de Liu Cixin como "a saga de ficção científica mais ambiciosa que já lemos, levando os leitores em uma jornada dos anos 1960 até o fim dos tempos, da vida em nosso ponto azul aos limites distantes do universo". "Esperamos passar os próximos anos de nossas vidas trazendo isso à vida para o público em todo o mundo", acrescentaram Benioff e Weiss.

 

Os produtores e a Netflix não comentaram a politização da série pelos congressistas, cujo tom ressuscita a antiga Caça às Bruxas realizada por políticos americanos entre o final dos anos 1940 e todos os anos 1950.

 

Durante um período atualmente considerado vergonhoso da História americana, congressistas atacaram Hollywood por fazer propaganda comunista e chegaram a ordenar a prisão de pessoas que se recusaram a denunciar colegas de profissão. A pressão política da extrema direita levou vários roteiristas a serem incluídos numa Lista Negra e proibidos de trabalhar na indústria cinematográfica.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp 

 

Esta perseguição só acabou em 1960, quando o ator e produtor Kirk Douglas desafiou os políticos e arriscou sua reputação ao contratar o "proibidão" Dalton Trumbo para assinar o roteiro de "Spartacus". O filme não só se tornou um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema americano como venceu quatro Oscars.

 

Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.