18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
08/07/2020

Seria a Terra um zoológico para alienígenas? Pesquisadores acreditam que sim. VEJA

Foto: Reprodução Internet

Seria a Terra um zoológico para alienígenas? Pesquisadores acreditam que sim

Você já se perguntou por que, em pleno ano de 2019, nós ainda não recebemos nenhuma mensagem de extraterrestres (o ET Bilu não conta), considerando que eles realmente existem? De acordo com uma hipótese levantada por pesquisadores internacionais, pode ser que nenhuma espécie alienígena tenha entrado em contato conosco ainda porque nós na verdade não passamos de animais enjaulados em um zoológico intergalático.

 

Esse foi um dos possíveis cenários imaginados em uma reunião da METI (Messaging Extraterrestrial Intelligence), uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo entender e comunicar para a sociedade as implicações e a relevância da procura por vida fora da Terra.

 

A reunião aconteceu no dia 18 de março, em Paris, e contou com 60 cientistas que pesquisam as possibilidades de comunicação com uma hipotética vida alienígena inteligente.

 

Veja também

 

Luz misteriosa no céu seria o surgimento de planeta, dizem especialistas

 

Pesquisa estima número de civilizações alienígenas na Via Láctea

 

Enquanto debatiam o fato de nenhuma espécie alienígena ter entrado em contato conosco até o momento, foi colocada novamente em pauta a “hipótese do zoológico”, uma ideia proposta na década de 1970 que afirma que a Terra é um planeta em constante observação por “cuidadores interplanetários”, que ficam escondidos apenas nos observando e nos fazendo acreditar que não há interferência alienígena no planeta. Assim, os ETs não apenas já saberiam de nossa existência como também estariam nos observando atentamente, assim como fazemos com animais em um zoológico.

 


A possibilidade, levantada pelo presidente da METI, Douglas Vakoch, foi citada com um possível motivo de por que nós, como humanos, precisamos nos esforçar mais para mostrar nossa inteligência e fazer com que nossos “cuidadores” nos notem. Ele cita como exemplo uma zebra em um zoológico: se, por algum motivo, essa zebra passasse a bater com o casco na jaula em um padrão de números primos, nós seríamos forçados a repensar todo nosso conhecimento das funções cognitivas do animal, e tentaríamos estabelecer algum tipo de comunicação com ele.

 

Outra possibilidade levantada no evento é de que nós não somos “animais em um zoológico”, mas que fomos avaliados como perigosos pelas outras formas de vida inteligente universo, e estamos em uma espécie de “quarentena”, onde estamos impedidos de ter qualquer contato com seres de outros mundos. Quem acredita nessa possibilidade é Jean-Pierre Rospars, diretor de pesquisa honorário da INRA (Intitut National de la Recherche Agronomique), afirmando ainda que essa “quarentena” pode ter sido criada para nosso próprio bem, pois não estaríamos prontos para toda a mudança cultural que significaria a descoberta de vida alienígena fora da Terra.

 

Fotos: Reprodução


Outras possibilidades levantadas de por que não estabelecemos contato com outras formas de vida do universo foram a de que esses alienígenas estão presos sob camadas de gelo em oceanos subterrâneos, presos pela imensa atração gravitacional em planetas do tipo “super-Terra”, ou mortos porque se autodestruíram pelo consumo excessivo dos recursos naturais de seus planetas — assim como pode acontecer com a humanidade na Terra.

 

Ainda que a ideia de que, entre bilhões de planetas existentes no universo, a Terra ter sido o único que desenvolveu vida inteligente seja altamente improvável, os cientistas vivem se perguntando por que até agora nós não conseguimos estabelecer comunicação com nenhuma dessas outras civilizações, sequer confirmar sua existência à distância. Mas, talvez, tudo que os cientistas precisam é de paciência: afinal, faz menos de cem anos que estamos ativamente tentando nos comunicar com essas civilizações, então é capaz que estejamos sendo muito afobados ao esperar um contato alienígena acontecendo tão cedo. 

 

CanalTech

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.