28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
03/02/2020

Sim, ele ajuda a emagrecer! Conheça os benefícios e propriedades do gengibre

Foto: Reprodução

Sim, ele ajuda a emagrecer! Conheça os benefícios e propriedades do gengibre

O gengibre é uma raiz saborosa e rica em nutrientes. O uso dela na gastronomia não só dá um toque diferenciado aos alimentos, como também ajuda a equilibrar as funções do organismo, reduzindo inflamações e formando radicais livres.

 

Com a chegada do verão, preocupações com o peso e redução da celulite aumentam. Para isso, uma ideia é utilizar o gengibre na dieta, pois ele contribui na amenização desse quadro, segundo o que afirma a nutricionista e consultora da Naiak, Karla Maciel.

 

De acordo com ela, a especiaria contém enzimas que melhoram a ação da vesícula biliar, o que auxilia na proteção do fígado contra toxinas. É indicada ainda para pessoas que apresentam desconfortos gastrointestinais em situações específicas, como ânsias e enjoos frequentes.

 

Veja também

 

Confira 5 receitas de sucos Detox

 

Detox turbo ou 15 ovos por dia: detalhamos as dietas das famosas para o carnaval. CONFIRA

 

Conforme a nutricionista Luanna Caramalac, o gengibre, além de poderoso antioxidante e anti-inflamatório, também atua na prevenção de doenças como o câncer colorretal e úlceras no estômago. Ela reitera a função desse composto em auxiliar na perda de peso.

 

"Esse auxílio acontece na medida em que o gengibre acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura corporal . Ele possui os compostos químicos 6-gingerol e 8-gingerol, presentes em sua raiz, e que são responsáveis por aumentar a produção de calor e do suor", esclarece.

 

Como posso utilizá-lo?

 

 

Maciel explica que a forma mais versátil de se utilizar o gengibre é na sua versão desidratada em pó. Ela diz que um estudo científico de 2019 mostrou que, assim, a especiaria possui maior poder antioxidante e anti-inflamatório por concentrar seus compostos nutricionais.

 

Dicas de receitas para utilizar o gengibre

 

Drink sem álcool


Um drink maravilhoso e refrescante, que conta com limão, tangerina e ervas naturais.

 

Mix de legumes oriental

 

Legumes como brócolis, pimentão, cenoura... Tudo isso com azeite, gengibre e sal fica uma delícia!

 

Sorbet de manga e gengibre

 

Para uma sobremesa deliciosa, nada melhor que juntar algumas frutas bem docinhas. A mistura de manga, banana e água de coco fica ainda mais especial com o toque do gengibre.

 

Suco de framboesa com gengibre

 

Super gostoso e refrescante, esse suco pode ser melhorado ainda com hibisco, morango e mirtilos.

 

Há restrições

 

Fotos: Reprodução

 

Como quase tudo, o gengibre pode fazer mal em alguns casos. Segundo Caramalac, doses excessivas do gengibre podem causar hipoglicemia em pessoas que têm diabetes, hipotensão e hipertensão.

 

Ele em excesso também não é recomendado para gestantes ou pessoas que estejam tentando engravidar. Os estudos falam que o consumo excessivo nessa fase pode favorecer o aborto espontâneo e a má formação do feto, consequências também possíveis no caso da ingestão exagerada do hibisco.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Para quem faz uso de medicamentos que afinam o sangue, como a aspirina, ele pode potencializar esse efeito, gerando mal-estar e sangramentos.

 

IG

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.