28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
13/09/2019

Sociólogo diz que as mídias sociais revelaram 'um brasil do preconceito, da violência sexual e do cinismo' e que o autoritarismo é uma ameaça ao processo civilizatório

Foto: Divulgação

O autoritarismo é uma ameaça ao processo civilizatório

*Por Lúcio Carril - As novas tecnologias da informação e, em particular, as mídias sociais revelaram um Brasil escondido nas casas, nas ruas e no cinismo das pessoas: um Brasil do preconceito, da violência sexual e do racismo.

 

É este Brasil que fez emergir uma candidatura de extrema direita e dela se fez orgulhosa, levando uma horda de trogloditas aos governos federal e estaduais.

 

Mas nosso país não é só isso. Não é a plena expressão do mal. Tem um outro lado também. No entanto, o que me preocupa é o lado sombrio.
O Brasil sempre esteve dividido em muitas partes, mas tem parte que é um todo em si, tipo aquilo que Marcel Mauss chamava de Fato Social Total.

 

Veja também

 

Sociólogo Lúcio Carril diz que igrejas não têm fé e que o evangelismo no Brasil se tornou 'sinônimo de charlatanismo abençoado pelo Estado'

 

Onde está o inimigo?, pergunta o sociólogo Lúcio Carril, em artigo sobre a luta de classes. Vale a pena ler

 

Essa parte que defende os sentimentos das trevas compõe um todo que sempre existiu no nosso meio e que alguns autores insistiram em camuflar, talvez à procura de um Brasil coeso, como se isso fosse possível.

 

O sociólogo Lúcio Carril

(Foto: Reprodução)

 

Nunca existiu democracia racial, por exemplo, mas existiu uma tentativa de passar a ideia de um país quase perfeito, onde o antagonismo de classe era secundário e não determinante dos conflitos existentes.

 

A democracia burguesa é isto e somos levados a pensar assim. Mas é neste campo que travamos a disputa e não podemos esconder a realidade. Queremos um Brasil unido como nação, mas essa unidade se dará na diversidade e não na supressão dela. É preciso reconhecer as partes que existem, sem tornar uma parte aniquiladora das demais.

 

É preciso que a sociedade se manifeste, impedindo que a parte mais tacanha da direita tome conta do país e imponha um fratricídio. É necessário uma tomada de posição em nome da democracia e da sobrevivência do Brasil como nação e berço da pluralidade.

 

O que houve na Bienal do Livro é inconcebível e uma grave ameaça ao processo civilizatório. A censura é a arma inexorável do autoritarismo e seu alcance não tem medida. Hoje ataca os livros, mas logo em seguida serão alvos seus criadores. E de forma galopante atingirá toda a manifestação artística e cultural.

 

O problema mais grave nessa manifestação e nas ações autoritárias e fascistas é, justamente, a parte que serve de base de apoio, incrustada no tecido social. Se as outras partes que condenam a supressão das liberdades políticas, do livre pensamento e da livre criação não forem para o embate, este país voltará a ser área execrável da política mundial. Já estamos a caminho dessa realidade. É preciso dar um basta.

 

*Lúcio Carril é sociólogo e especialista em gestão e políticas públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.