18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
12/02/2020

STF abre ação penal contra deputado por pagar doméstica com dinheiro da Câmara

Foto: Reprodução

João Carlos Bacelar, do PL da Bahia, responderá por peculato

Por quatro votos a um, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu denúncia contra o deputado João Carlos Bacelar (PL-BA) por peculato. Agora ele responderá a ação penal e passará à condição de réu. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o deputado pagava os salários uma empregada doméstica e da secretária da empresa da família dele com verba da Câmara dos Deputados. As funcionárias não realizavam atividade relacionada ao mandato de Bacelar.

 

O inquérito chegou ao STF em julho de 2013. Em dezembro de 2017, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra o parlamentar. Agora, na fase de ação penal, novas provas serão produzidas e testemunhas serão ouvidas. Depois dessa etapa, a Primeira Turma julgará se condena ou se absolve Bacelar.

 

Segundo a denúncia, Bacelar usou recursos públicos desde o primeiro mandato, em 2007, para pagar os salários da empregada doméstica Maria do Carmo Nascimento e da secretária Norma Suely Ventura, que trabalhavam, respectivamente, na casa e na empresa da família do parlamentar, sem qualquer vínculo com a atividade parlamentar.

 

Veja também

 

'Weintraub deu mais razões para o pedido de impeachment', diz Randolfe

 

Ministro da Educação explica falhas no Enem em comissão do Senado

Maria do Carmo era empregada doméstica na casa dos pais do deputado João Carlos Bacelar entre 2002 e 2011. Ela foi demitida após reportagem da revista “Veja” revelar a irregularidade. Em depoimento, a funcionária confirmou que nunca exerceu a função de secretária parlamentar do deputado, tendo sempre atuado como empregada doméstica.

 

Já Norma Suely Ventura, segundo a investigação, era funcionária da Embratec Terraplanagem, empresa de construção civil. A PGR afirmou que Norma foi sócia desta e de outras empresas ligadas ao deputado, sendo utilizada como “possível laranja” do parlamentar.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

A defesa do deputado alegou que o inquérito foi aberto a partir de provas colhidas de forma ilícita pela irmã do acusado e do marido dela. Também sustentou que as funcionárias não trabalhavam na Câmara, mas atuavam no escritório de Bacelar em Salvador. 

 

O Globo

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.