28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
10/05/2021

Superlua, Lua Nova e Lua de Sangue Fenômenos marcam o mês de maio. VEJA DATAS

Foto: Reprodução

Maio chegou e os amantes de astronomia terão diversos eventos fantásticos que poderão ser avistados no céu brasileiro ao longo do mês

Durante este mês de maio, teremos muitas opções para olhar para cima e focar em nosso satélite natural, já que teremos uma Lua Nova, uma Super Lua e um Eclipse Lunar.

 

Veja também

 

NASA não consegue evitar colisão de asteroide mortífero com a Terra

 

Dark Matter: bolha de matéria escura pode estar perto da Terra, dizem astrônomos

 

11 de maio – Lua Nova

 

Lua nova - Calendarr

 

É aquela Lua que não é visível no céu noturno por estar no mesmo lado da Terra que o Sol. Por isso, essa é a melhor época do mês para observar objetos fracos como galáxias e aglomerados de estrelas.

 

26 de maio – Superlua

 

Superlua Rosa: fenômeno poderá ser visto na noite desta segunda-feira

 

Noite de Lua cheia, mas não precisa ter medo. O mais legal é que vai ser também noite de superlua, a mais próxima da Terra neste ano. Ela vai parecer um pouco maior e mais brilhante do que o normal.

 

De forma resumida, a tal superlua tem relação com a órbita da Lua ao redor da Terra. O trajeto não é de um círculo perfeito, mas de uma elipse (um círculo um pouco achatado). Por isso, ela se afasta e se aproxima de nosso planeta durante sua movimentação pelo universo. O ponto mais distante é chamado de apogeu; o mais próximo, perigeu. Isso não é raro, pois ocorre todos os meses.

 

A Lua demora aproximadamente 28 dias para dar uma volta completa na Terra, passando por suas quatro fases. Nosso satélite não tem luz própria; brilha porque reflete a luz do Sol. E, como está sempre girando, nós a vemos de diferentes formas com o passar dos dias. Quando está no perigeu, ela nos parece até 15% maior e 30% mais brilhante. Isso pode ocorrer em qualquer uma das fases; se coincide com a Lua cheia, temos a chamada superlua.

 

26 de maio – Lua de sangue

 

Céu terá super lua de sangue e anel de fogo

Fotos: Reproduções

 

Nesse dia também vai ter um eclipse lunar total. A Lua, durante o fenômeno, que nada mais é do que sua passagem pela sombra escura da Terra, fica com uma cor vermelho sangue.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

Pena que a Lua de sangue só vai poder ser vista longe do Brasil em locais como o Japão, a Austrália e o oeste da América do Norte.

 

Fonte: Revista IstoÉ

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.