28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
26/04/2021

Superlua 'rosa' ilumina céu nesta segunda-feira; saiba como observar o fenômeno

Foto: Reprodução

Segundo especialistas, é preciso encontrar um lugar alto para acompanhar a aparição com boa visibilidade

Na noite desta segunda-feira você tem um bom motivo para olhar para o céu. É quando ocorre a primeira superlua de 2021 . O fenômeno estará visível durante toda a noite, a partir do pôr do sol.

 

O ideal é estar no ponto mais alto de sua cidade, ou em um local com uma visão livre do horizonte, já que o contraste com prédios, montanhas e árvores à frente faz a lua parecer maior do que de costume. Nada te impede de observar a superlua quando ela estiver alta no céu, mas o efeito será menos impressionante.

 

Infelizmente, apesar de ser chamada de “ superlua rosa ” (Super Pink Moon) nos EUA, ela não tem uma cor diferente. O nome vem de tribos indígenas que marcavam a passagem do tempo pelas luas cheias. Cada uma tinha um nome específico, e a de abril é “rosa” porque surge na mesma época que as flores róseas da Phlox Subulata, uma planta selvagem norte-americana.

 

Veja também

 

Pela primeira vez, Nasa extrai oxigênio respirável de Marte

 

Chuva de meteoros pode trazer algum perigo para a Terra?

 

Teremos mais superluas neste ano?

 

Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue ocorrem nesta quarta-feira | VEJA


Segundo o astrólogo Richard Nolle, que cunhou o termo em 1979, uma “superlua” é qualquer lua cheia que ocorre enquanto a Lua está a 90% ou mais de sua maior aproximação da Terra , o chamado Perigeu. Isso faz com que ela pareça até 15% maior e 30% mais brilhante do que o de costume.

 

O perigeu acontece regularmente a cada 28 dias. Entretanto, a ocorrência da Lua cheia no momento exato é mais rara . Em 2021 isso só acontecerá duas vezes, nesta quarta-feira (26) e em 26 de maio, quando a Lua estará ainda mais próxima de nós.

 

Para saber o momento exato do pôr do sol em sua cidade, basta perguntar ao Google: “OK Google, quando o sol vai se pôr hoje?”. Já para saber para onde olhar, basta usar um app de bússola.

 

Quem usa um iPhone não precisa de um app extra, basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android, uma boa opção é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.

 

Reprodução

Foto: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.  

 

Além da direção em que o celular está apontando, ele também indica o horário do nascer e do pôr do sol, sua altitude e até a intensidade do campo magnético próximo ao aparelho. Tudo isso em uma tela só.

 

Fonte: IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.