28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Plantão Policial
28/07/2021

Suspeito de ter participado do assassinato do engenheiro Flávio Rodrigues dos Santos, Alejandro Valeiko, enteado do ex-prefeito Arthur Neto, depõe na 1.ª Vara do Tribunal do Júri

Os trabalhos do segundo dia de audiência para a instrução relativa à Ação Penal n.º 0654422-21.2019.8.04.0001, que trata do homicídio do engenheiro Flávio Rodrigues dos Santos – crime ocorrido em setembro de 2019 – foram iniciados nesta quarta-feira, 28, por volta das 10h, no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, bairro de São Francisco, Zona Sul de Manaus.

 

Conduzida pelo juiz da 1.ª Vara do Tribunal do Júri, Celso Souza de Paula, a audiência foi retomada para a oitiva das testemunhas arroladas pela defesa dos réus. A Ação Penal tem como réus José Edvandro Martins de Souza Júnior, Mayc Vinícius Teixeira Parede, Elizeu da Paz de Souza e os enteados de Arthur Neto, Alejandro Molina Valeiko e Paola Molina Valeiko.

 

A previsão, conforme o magistrado, é que cerca de 20 testemunhas sejam ouvidas nessa fase. A audiência de instrução foi iniciada na terça-feira, 27, com a oitiva das testemunhas de acusação, arroladas pelo Ministério Público.

 

Veja também

 

Primeiro dia de audiência de instrução do 'Caso Flávio' teve manifestação da família e amigos clamando por justiça e condenação dos envolvidos no assassinato do engenheiro

 


CASO FLÁVIO: após dois anos, Justiça do Amazonas marca audiência de instrução para os dias 27, 28 e 29 de julho deste ano

 

“Hoje vamos dar continuidade à audiência e deveremos ouvir cerca de 20 testemunhas, arroladas pela defesa dos réus, mas, no desenrolar da audiência, os próprios advogados podem desistir de uma ou outra testemunha, se chegarem à conclusão de que essas não vão dar nenhuma contribuição maior para o processo. Por isso, não há como precisar, neste momento, o número exato de quantas pessoas serão ouvidas”, disse o juiz Celso Souza de Paula, em entrevista concedida à imprensa na entrada do Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, pouco antes de iniciar os trabalhos nesta quarta-feira.

 

Sobre a possibilidade de estender o período de três dias inicialmente previsto para concluir a audiência de instrução, o magistrado explicou que a intenção é cumprir o prazo programado, mas não descartou ampliá-lo, caso necessário. “Vamos tentar ouvir o maior número de testemunhas possível para que, amanhã (quinta-feira), possamos encerrar com o interrogatório dos acusados. Mas esse prazo pode ser estendido para sexta-feira em razão da quantidade de pessoas a serem ouvidas”, afirmou o juiz.

 

Os promotores de Justiça José Augusto Taveira, Marcelo Augusto Almeida e George Pestana foram designados pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) para trabalhar no caso.

 

Primeiro dia

 

O juiz afirmou que no primeiro dia de audiência, os trabalhos transcorreram dentro da normalidade, ocorrendo apenas um atraso no início, em função de a vítima sobrevivente não ter comparecido ao fórum, por não residir mais em Manaus, o que exigiu a adoção de procedimentos para ouvi-la por videoconferência.

 

Havia a expectativa de que uma última testemunha de acusação, arrolada pelo MP, e que não tinha sido localizada na terça-feira, pudesse ser ouvida no início dos trabalhos desta quarta, no entanto, o órgão ministerial desistiu dessa oitiva e a audiência prosseguiu direto para as testemunhas listadas pela defesa.

 

Além da vítima sobrevivente Elielton Magno de Menezes, no primeiro dia de audiência foram ouvidas seis testemunhas de acusação, arroladas pelo Ministério Público.

 

Dos cinco réus, dois continuam presos – Elizeu da Paz de Souza e Mayc Vinícius Teixeira Parede. Os demais respondem o processo em liberdade.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Encerrada a fase da audiência de instrução do processo, conforme o rito do Tribunal do Júri, será aberto prazo para que defesa e acusação apresentem suas alegações finais e, após análise pelo Juízo, poderá haver pronúncia ou impronúncia. Havendo a pronúncia, o réu será julgado por júri popular.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.