28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
04/10/2021

Talibãs anunciam destruição de célula do Estado Islâmico

Foto: Reprodução

No domingo houve um atentado em uma mesquita em Cabul. O Talibã afirma que os responsáveis eram do Estado Islâmico e, durante a madrugada, atacaram pessoas que seriam ligadas ao grupo rival.

Os talibãs anunciaram, nesta segunda-feira (4), que destruíram uma célula do Estado Islâmico na capital do Afeganistão, Cabul.

 

No domingo, o Talibã afirmou que houve um ataque do Estado Islâmico contra uma mesquita que deixou cinco mortos.

 

O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, disse que os combatentes do grupo fizeram a operação no norte de Cabul na noite de domingo. "Como resultado da operação, que foi muito decisiva e bem-sucedida, o centro do Estado Islâmico foi completamente destruído, e os membros do grupo em seu interior morreram", afirmou Mujahid em uma rede social.

 

Veja também 

 

Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas, anuncia que vai se aposentar da política

 

Expo: Brasil quer divulgar oportunidade de uso sustentável da Amazônia

Explosões e disparos foram ouvidos em Cabul no momento do assalto. Imagens publicadas nas redes sociais mostravam uma fogo no local.

 

Abdul Rahaman, um funcionário do governo em Cabul, disse que um grande número de membros das forças especiais dos talibãs atacou pelo menos três casas em seu bairro.


"Os confrontos continuaram por várias horas. Não sei quantos morreram, ou foram presos, mas o combate foi intenso", afirmou.

 

Ataque a uma mesquita


A operação foi lançada horas depois de um ataque a uma mesquita na qual acontecia uma cerimônia em memória da mãe de Mujahid, o porta-voz talibã. Ela faleceu na semana passada.

 

Um funcionário da comissão cultural do governo que pediu para não ser identificado disse que cinco pessoas foram mortas, e 11 ficaram feridas. As baixas incluem civis e talibãs. Três pessoas foram presas.

 

O artefato foi colocado na entrada da mesquita, e explodiu no momento em que as pessoas saíam, depois de apresentarem suas condolências a Mujahid e sua família.

 

Nesta segunda-feira, Mujahid disse que uma investigação está em andamento, mas que "a informação inicial sugere que grupos ligados ao Estado Islâmico cometeram o ataque".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Tanto os talibãs quanto o braço afegão do Estado Islâmico, conhecido como Estado Islâmico Khorasan, são islâmicos sunitas de linha-dura. Divergem, porém, em temas como religião e estratégia, o que já provocou confrontos entre eles. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.